Juazeiro do Norte (CE): MP quer regularizar boxes no Centro de Romeiros

Denúncias de possíveis irregularidades nas permissões concedidas para o uso de boxes do Centro de Apoio aos Romeiros neste município levou o Ministério Público (MP) a realizar nova audiência com ambulantes e permissionários. O encontro aconteceu na manhã de ontem, no auditório do Memorial Padre Cicero, e contou com a presença de mais de 200 pessoas. A ação recebeu o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) e da Câmara Municipal, através da presença de alguns vereadores.

Conforme a promotora de Justiça Alessandra Magda Ribeiro, que presidiu a audiência, várias denúncias foram encaminhadas ao órgão ministerial dando conta de que alguns permissionários estariam relocando boxes a terceiros ou, ainda, utilizando os espaços para depósitos de bebidas e outros produtos. "Há relatos, inclusive, informando sobre a existência de boxes que estariam fechados. Está sendo realizado um levantamento para que, caso haja confirmação das denúncias, estes espaços possam ser repassados à pessoas que irão realmente comercializar", disse a promotora.

O Ministério Público disse que vai ouvir a administração do Centro de Apoio aos Romeiros, bem como a Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa), responsável pelo gerenciamento do local, sobre as denúncias que foram encaminhadas por ambulantes e frequentadores da área. "Nosso intuito é solucionar essa questão de mal uso e encerrar, em definitivo, as questões alusivas as sublocações, que não são permitidas", asseverou Alessandra Ribeiro.

Higiene
Segundo informou, a promotoria vai ouvir, também, os ambulantes que trabalham no entorno do Centro de Apoio aos Romeiros, devido ao surgimento de informações que poderiam caracterizar a falta de higiene em alguns locais de comercialização. "Já tivemos reclamações dando conta de que algumas lanchonetes estariam funcionando sem a parte sanitária adequada. A vigilância sanitária já esteve no local e serão dados todos os encaminhamentos para que os problemas sejam regularizados", afirma.

A ambulante Neusa Gomes, que trabalha nas proximidades do Centro de Apoio aos Romeiros, diz que é preciso uma reformulação na maneira como as concessões são oferecidas. Segundo a vendedora, a maioria dos espaços acabam sendo utilizados como moeda de troca durante a realização de campanhas eleitorais no município. "Tem muita gente que está lá por causa de promessas políticas. Em época de eleição é sempre assim. As vagas aparecem", comenta.

A falta de freguesia no local também é levantada pelos ambulantes. Segundo dizem, o Centro fica distante de locais onde há maior concentração de romeiros. "Tem romeiro que fica perdido sem saber onde estão as barraquinhas", afirma Maria dos Desterros Ferreira Cruz. A ambulante comenta que na área dos boxes apenas bares funcionam. "Lá só tem bar. Não funciona outra coisa não. Os romeiros mesmo não vão pra lá", afirma.

Relocados
O coordenador da Semasp, Roberto Sampaio, confirmou que alguns boxes estão sendo relocados pelos permissionários. Segundo ele, o Centro de Apoio aos Romeiros perdeu sua finalidade, "a partir do uso de ações politiqueiras na distribuição das concessões". "Quando o governo do Estado criou este espaço a finalidade era a de garantir a ocupação dos boxes através dos trabalhadores ambulantes. Agiram com politicagem na distribuição dos boxes e fugiram do objetivo do governo", avalia.

O coordenador informou que o município está pleiteando, junto a Ceasa, a gestão de toda a área onde funciona o Centro de Apoio aos Romeiros. Segundo ele, a partir da gerência pelo órgão municipal competente, haveria maiores condições dos problemas existentes serem sanados em definitivo. Para melhorar o fluxo de populares, bem como dos próprios romeiros, o coordenador da Semasp informou que o município planeja um novo reordenamento da área, inclusive com deslocamento de ônibus e vans.

A reportagem tentou ouvir a Ceasa, responsável pelo gerenciamento do Centro de Apoio aos Romeiros em Juazeiro do Norte. Por telefone, a assessoria de comunicação informou que as informações seriam repassadas pelo coordenador do local, Marcos Bezerra. Diversas ligações foram feitas ao número celular repassado pela assessoria do órgão. Nenhuma das ligações foi atendida, até o encerramento dessa edição.

Mais informações
Ministério Público do Ceará
Telefone (88) 3571.6182

Secretaria do Meio Ambiente
Telefone (88) 3566-1044
Juazeiro do Norte - Cariri

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR 

Fonte: Diário do Nordeste


AddThis