Crato (CE): Eventos resgatam a obra do Rei do Baião

A Pró-reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri (Urca) caminha para a última homenagem ao Rei do Baião no dia 13 de dezembro, nas homenagens ao centenário de Luiz Gonzaga. O Treze Temático é parte da programação da Mostra “(En)cantos: natureza e cultura do Araripe na obra de Luiz Gonzaga o Rei do Baião”, que vem acontecendo a cada dia 13 do mês em alusão à data de nascimento de Luiz Gonzaga em 13 de dezembro de 1912.

O Treze Temático do último dia 13 se deu no pátio externo da Pró-reitoria de Extensão com a realização de recitais de cordéis por integrantes da Academia de Cordelistas do Crato e apresentação da Orquestra Padre Davi da Sociedade Lírica do Belmonte. Além disso, aconteceu a apresentação do número artístico “Danças Gonzaguianas: forró, xaxado, xote e baião", pela Companhia de Espetáculos Luiz Gonzaga, de Exu, Pernambuco e muito forró pé-de-serra com o grupo Chacutuba, também de Exu.

A professora Sandra Nancy, pró-reitora de Extensão da Urca afirma que o projeto não se deu apenas para mostrar as músicas de Luiz Gonzaga. “Estamos também fazendo estudo acadêmico da obra de Luiz Gonzaga e sua relação com diversos aspectos do Nordeste brasileiro", avalia. Segundo Nancy, a obra de Luiz Gonzaga deve ser avaliada sob várias óticas. Uma delas foi mostrada pelo professor Glauco Vieira, que faz doutorado sobre a “Música e Espacialidade na Obra de Luiz Gonzaga”.

Entenda a notícia
Luiz Gonzaga, pelo retrato de sua obra, de fato, merece atenção maior por parte da academia, que ainda tem muito o que estudar sobre suas canções, palavras e versos que tão bem souberam cantar o Nordeste.

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis