Crato (CE): Dane de Jade aceita convite para pasta da Cultura

Dane de Jade aceitou o convite de Ronaldo, prefeito eleito, para ser a Secretária da Cultura de Crato.

Esse é um marco histórico para a cidade e para o Cariri, pois acredito que muitas coisas podem ser feitas por pessoas que realmente acreditam no que fazem e tem mérito profissional. Dane precisará do apoio incondicional do prefeito Ronaldo que precisará cada vez mais compreender as necessidades de um povo em relação ao seu desenvolvimento cultural.

Cultura se faz com grandes eventos, com grandes espetáculos, com geração de renda, mas deve ser feita, sobretudo, com perspectivas educacionais que transmitam valores para os adultos, e que, principalmente, deem um novo horizonte para nossas crianças e para os nossos jovens.

Parabéns Ronaldo e Raimundo Bezerra Filho pela escolha e a Dane de Jade, o nosso sentimento de gratidão. Recebam nossas vibrações positivas!

Perfil
A força do Cariri. É assim que mestres da cultura popular da região ao sul do Ceará definem Dane de Jade, 45 anos. Desde a juventude, a gestora cultural trabalha para dar visibilidade aos cantores e dançarinos de manifestações folclóricas locais, como reisado, banda cabaçal, maneiro-pau, lapinha e guerreiro. “Luto para que tradições riquíssimas sejam preservadas e perpetuadas”, afirma. Em 1999, Dane idealizou o mais importante festival de cultura do estado, a Mostra Sesc Cariri, que está hoje em sua 13 a edição. Durante sua realização, grupos de teatro nacionais e estrangeiros se apresentam em cerca de 20 municípios da região. Também são promovidos debates literários, exposições de arte e oficinas. “Proporcionamos um intercâmbio entre a cultura popular e a arte contemporânea”, afirma ela.

Enquanto artistas de todo o país tomam conta dos palcos, mestres populares e seus grupos se apresentam nos “terreiros” – o quintal da casa deles –, localizados nas comunidades mais carentes das cidades. “Levamos o público até lá para despertar nos moradores o sentimento de pertencimento à tradição”, explica. “Eles passam a ter orgulho de seus mestres e tradições, e os pais se sentem seguros ao ver os filhos envolvidos com sua cultura.” Dane trabalha desde 1998 no Sesc Ceará, do qual já foi gerente regional responsável pela programação cultural do estado e hoje é consultora. Já desenvolveu diversos projetos, como o Sesc Cordel, a Cultura de Raiz, a Mostra Sesc da Música Cearense e a de Arte Naïf. Ela também é fundadora da Beatos, ONG com sede no Crato, sua cidade natal, de onde vêm muitos dos mestres que se apresentam e dão oficinas durante os eventos de resgate que ela organiza.

Hudson Jorge

Com informações da revista Claudia

Publicado originalmente no grupo DNA DO CRATO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis