Crato (CE): Parceria entre Urca e Unilab garante seminário

Uma parceria entre a Universidade Regional do Cariri (Urca) através do Curso de Letras e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (Unilab) com sede na cidade de Redenção, possibilitará a realização, a partir da próxima quarta-feira, do I Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem no Cariri (I SIC).

O evento pretende dinamizar o processo de transferência e troca de informações, assim como, viabilizar o estreitamento de relações interpessoais, as interações de grupos de pesquisa e de instituições de pesquisa para o desenvolvimento e construção do conhecimento.

Segundo o professor Flávio Queiroz, membro da coordenação do evento, a ideia é debater e refletir sobre o estudo das ciências da linguagem. “Durante o evento pesquisadores locais, estudantes e professores poderão discutir com pesquisadores de vários estados brasileiros e do Nordeste acerca do papel da linguagem em variados contextos sociais”, afirmou ele.

Participantes
O seminário em sua primeira edição vai receber pesquisadores de Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e da Paraíba.

Para Flávio será um momento de troca de experiências. “Vamos poder com esse seminário abrir um diálogo mais concreto sobre o intercambio entre instituições de ensino superior para que possamos discutir as experiências dos cursos de letras e da linguagem no Cariri, no Ceará e em todo o Nordeste”,afirmou.

A abertura se dará na própria quarta-feira, dia 21, às 8 horas, com a presença da professora Doutora Maria Elias Soares, da Unilab.

O evento terá seis conferências, oito mesas redondas, nove sessões de comunicação individual e nove minicursos.

Serão debatidos temas como oralidade e escrita, ensino da Língua Portuguesa, introspecção e regionalismo no romance brasileiro, lingüística aplicada e análise do discurso. O seminário também marcará os 52 anos de existência do curso de Letras.

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis