Barbalha (CE): Cidade figura entre as 10 cidades fora da situação de emergência

O governador Cid Gomes assinou nesta terça-feira (20), decreto em que declara situação de emergência em 174 municípios cearenses afetados pela estiagem. Segundo o documento, apenas 10 cidades, entre elas Barbalha, não estão sofrendo em plenitude os efeitos da seca. De acordo com Decreto nº 31053, a declaração tem como objetivo combater e minimizar os efeitos da estiagem que tem ocasionado perdas de pastagens e lavouras no Ceará.

Cid assinou os termos com base em relatório técnico da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Segundo o documento, está garantida a mobilização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil no âmbito do Estado, para prestar apoio aos municípios em situação de emergência com articulação em todas as Setoriais do Governo Estadual e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

O decreto tem prazo de vigência de 90 dias a contar da data de publicação no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado por até, no máximo, 180 dias. Em reunião com prefeitos eleitos e reeleitos na tarde da última terça-feira (20), da qual também participou o prefeito de Barbalha, José Leite (PT), o governador Cid Gomes definiu como "dramática" a situação financeira de muitos municípios do Estado. Segundo o governador, com a economia nacional menos aquecida, o repasse do Governo Federal para o Estado e Municípios sofreu redução.

No entanto, Cid fez durante o encontro várias promessas aos futuros governantes municipais, entre elas, a construção de Escolas Profissionalizantes em todos os municípios com mais de 25 mil habitantes.

Fonte: Rádio Cetama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis