Crato (CE): Estudantes montam exposição de arte

Resultado da diversidade regional e de vivências do conteúdo educativo contido na obra de Luiz Gonzaga, cantor e compositor popular brasileiro, nascido no Exú, interior de Pernambuco e que este ano, se estivesse vivo, completaria 100 anos, os alunos do Colégio Ágape do Crato elaboraram uma exposição de arte contemporânea como forma de homenagear o artista e reconhecer o seu legado para a cultura nacional.

A mostra, que foi construída ao longo do ano, dentro das atividades escolares, traz mais de 200 produções construídas em oficinas de criatividade, serigrafia, isopor, gravuras, fotografia, vídeo arte e canto.

A exposição "O conto, o canto e o encanto" está proporcionando a mais de 400 estudantes que a compuseram, uma maior aproximação com a história viva do "Rei do Baião" e o esclarecimento de pontos relacionados à cultura regional.

Em campo, eles visitaram feiras livres, muito retratadas nas músicas do Gonzagão, onde pesquisaram suas cores, cheiros, formas e sons e registraram a diversidade por meio da fotografia. Para muitos, o local ainda era uma realidade desconhecida.

Já o museu de Luiz Gonzaga, em Pernambuco, foi onde o alunos apropriaram-se da trajetória do músico, o que contribuiu para o entendimento da importância da obra deixada por ele.

De acordo com a diretora pedagógica, Thereza Denise Luna, a exposição dá a oportunidade para que a população se aprofunde na cultura local. "Queremos fortalecer nossa cultura para que as novas gerações possam reconhecê-la e valorizá-la", revela a educadora.

Para dar um diferencial das demais exposições sobre o artista realizadas na região, os estudantes buscaram elementos dos conceitos e linguagens da arte contemporânea e na interatividade. Entre as obras estão os gabinetes de curiosidades, compostos por maletas tradicionais, onde cada integrante colocou um objeto relacionado com a temática e depositaram cartas escritas em forma de quebra cabeça, direcionadas ao Gonzagão.

Também há as esculturas sonoras, local em que o visitante pode ouvir nove composições do artista cantadas pelos alunos do ensino infantil, que fazem parte do Coral Crianças Cariris. Entre elas está Cecília Barbosa, de apenas 3 anos, que canta com maestria as músicas "Asa Branca" e "Respeita Januário".

A pequena garota conta que vai seguir os passos do cantor. "Aprendi a cantar no sertão de Luiz Gonzaga, quando uma vez ele sorriu para mim em uma foto. Ele aprendeu a cantar com o pai dele e eu com os meus avós, já sei usar o microfone", diz ela.

No Espaço Sonoridades, existe ainda um painel com apropriações das capas dos discos de mestre Lula, feitas por meio da linguagem da pop arte. O ambiente é extremamente colorido e as plotagens mostram fitas, miçangas, lacres de latinhas de refrigerantes, retalhos de tecidos e papeis atrelados às imagens do artista. Para tratar da religiosidade nordestina, constantemente abordada nas canções, foi proposta a construção de relicários. Neles, cada criança escolheu um objeto com valor significativo para si e o expôs nas produções.

Já na área Multimídia, os estudantes do ensino médio confeccionaram vídeos a partir da obra do "Rei do Baião". Para isso, eles usaram a técnica de animação stop motion. Os sete curtas metragens abordam grandes sucessos como "Xote das meninas" e "Eu vou pro Crato".

Inspirado na feira de Caruaru e tentando reproduzir o ambiente das feiras livres está montada uma intervenção em que é possível visualizar as bancas de temperos, as ferramentas utilizadas pelos agricultores e alguns utensílios domésticos presentes nos lares dos nordestinos, como a panela de barro e de alumínio e o moinho de grãos.

Um dos pontos mais atrativos da exposição é o painel de intervenção, onde os visitantes podem deixar seus registros ou fazer pinturas nas fotografias de Luiz Gonzaga.

Público
Na programação estão previstos debates com cantores e compositores regionais, apresentações musicais, teatrais e vídeos, além de encontros educativos.

A exposição "O conto, o canto e o encanto" é aberta ao público e pode ser conferida até o próximo dia 28, no Espaço Cultural da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), entre às 8 e 21 horas.

A expectativa é que mais de cinco mil pessoas, entre artistas, produtores culturais, professores, secundaristas e universitários passem pelo local, que promete diversão e educação.

Mais informações:
Colégio Ágape Estudos
Rua Ratisbona, 294
Centro
Crato - CE
Telefone: (88) 3521.3366 

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis