Crato (CE): Em tombamento, Sítio Fundão recebe recuperação de engenho

O Parque Estadual Sítio Fundão, localizado na zona urbana do Crato e com 97 hectares, começa a receber mais atenção e investimentos do Governo do Estado, através do Conpam (Conselho Estadual de Políticas do Meio Ambiente).

De acordo com a gerente da unidade, Rose Feitosa, o próximo melhoramento no local será a recuperação do engenho localizado no interior do parque, com quase 150 anos de história.

O termo de referência para a recuperação do engenho já está sendo elaborado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult). O processo de tombamento do parque como patrimônio histórico deve ser concluído ainda este ano.

O Sítio Fundão passou quase quatro anos para receber as primeiras melhorias depois que foi adquirido pelo Governo do Estado. Agora, já foram colocadas cercas modernas em torno de todo o parque e a entrada foi completamente restaurada e construída uma guarita.

Além disso, o Governo já está também estudando uma forma de utilização do parque. Atualmente, há visitadas controladas pela gerência da unidade e duas pesquisas científicas realizadas pela Universidade Regional do Cariri (Urca) e por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Para garantir a segurança do parque, há duas equipes de vigilância permanente no interior do parque, uma fixa e outra móvel.

Rose Feitosa adianta ainda que outro passo será a sinalização e melhoria da via de acesso da entrada do parque até a área do sobrado e do início das trilhas ecológicas. Fica faltando agora a construção da sede administrativa do parque e da CPMA.

Na última quarta-feira, 14, o prefeito eleito do Crato, Ronaldo Gomes de Matos, visitou o Sítio Fundão. Ele se comprometeu em apoiar a área e fazer um estacionamento na entrada do parque.

Entenda a notícia
Localizado na Chapada do Araripe, o Parque Estadual Sítio Fundão tem 97 hectares de mata nativa, inclusive com espécies remanescentes da Mata Atlântica, que mantém uma das mais ricas biodiversidades da região.

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis