Juazeiro do Norte (CE): Falta edital para obras do Aeroporto continuarem

Continuam paralisadas as obras dos Módulos Operacionais Provisórios (MOPs) do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste Município. A obra foi iniciada em novembro do ano passado e a empresa responsável pelos serviços não deu continuidade. A justificativa inicial era a falta de material necessário para o revestimento das paredes dos espaços destinados às áreas de embarque e desembarque do aeroporto. Com isso, o que deveria estar pronto desde o mês de maio do ano passado, só deverá ser concluído agora no primeiro semestre de 2013.

Um novo edital para a conclusão da obra deverá ser lançado ainda este mês. A empresa Eurobravi, do Espírito Santo, que havia iniciado os trabalhos, chegou a realizar apenas 20% da obra.

A obra dos módulos operacionais, destinada à construção de áreas de embarque e desembarque e melhor infraestrutura de serviços no aeroporto, amplia a capacidade do equipamento de 100 mil para 500 mil usuários por ano. O investimento vem sendo realizado por meio da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no valor de R$ 2,8 milhões.

A demanda crescente de passageiros tem sido um dos principais problemas de adequação do local, que já chegou a ampliar os espaços existentes, para garantir melhor fluxo. Segundo a gerência, com os novos módulos, restará também o atual espaço, possibilitando melhores condições de funcionamento.

O crescimento no número de passageiros, somente neste primeiro semestre, em relação ao mesmo período do ano passado, é de quase 60%. De janeiro a julho deste ano, passaram pelo local cerca de 270 mil usuários. Ano passado, durante esse mesmo período, foram 177 mil pessoas. A movimentação surpreende até mesmo a gerência local, que aguarda a conclusão dos módulos. O período de alta estação na região, com as festas regionais, como a Expocrato, e férias, proporcionaram um aumento da demanda de passageiros, principalmente no mês de julho. Ano passado, foram 37.678 usuários. Já este ano, a perspectiva da consolidação no número chega a 43 mil pessoas. Mais um voo direto para Campinas, em São Paulo, foi inserido provisoriamente, para atender à demanda.

A obra dos módulos deveriam estar prontos em 150 dias. No local, foram feitas apenas parte do piso e montagem da estrutura metálica. A Infraero ultimou a rescisão do contrato com a Eurobravin para lançar o novo edital. O superintendente regional da Infraero, Fernando Nicácio, esteve na região no início de junho e retornou semana passada para avaliar o processo de ampliação do aeroporto, além de averiguar um terreno nas proximidades da área, que foi desapropriado pela Prefeitura local, para futura ampliação. Uma área com cerca de 42 hectares. Segundo o vice-prefeito do Município, José Roberto Celestino, em 2015 já se prevê a necessidade de uma nova ampliação, para atender uma demanda de 1 milhão de passageiros por ano. São cerca de 42 hectares.

Segundo a avaliação da Infraero, além da construção dos módulos, haverá uma adaptação do atual terminal, o que acarretará um valor acima de investimento na obra, além do previsto apenas para os módulos.

O aeroporto já realizou algumas reformas para adequar o aeroporto, por conta do pouco espaço voltado às áreas de embarque e desembarque. O local hoje recebe nove voos diários.

A cada voo, o aeroporto fica com lotação esgotada, além do espaço voltado para o estacionamento, que tem vagas insuficientes para atender à quantidade de veículos estacionados no local.

De acordo com Roberto Germano, o aumento no número de usuários tem sido acima da expectativa. Ele prevê durante esse período das eleições, uma movimentação maior.

A média de fluxo diário no aeroporto passa de 3.600 pessoas. O início deste ano já contava com o dobro de voos, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

O equipamento atende a uma demanda de público da região do Cariri e cidades interioranas de Estados vizinhos como Pernambuco e a Paraíba. Com os módulos, a área do aeroporto será ampliada em 1000 metros quadrados, com o embarque numa área de 600m² e o desembarque ocupando um espaço de 400m². A área correspondente a esses espaços hoje é de 950 m².

Mais informações
Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes
Avenida Virgílio Távora, 4000
Bairro Aeroporto
Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3311.6524

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis