Juazeiro do Norte (CE): ´Bixa Muda´ tem candidatura deferida

O candidato da coligação "Juazeiro Independente", João dos Reis Filho, do Partido Republicano do Brasil (PRB), inscrito como "Bixa Muda", teve sua candidatura deferida pelo juiz eleitoral Djalma Sobreira Dantas Júnior. A travesti, há cerca de um mês, foi surpreendida por um pedido de impugnação de sua candidatura pelo Ministério Público Eleitoral.

Foi alegada a incapacidade da candidata para exprimir sua vontade exigida ao cargo. Ela passou por avaliação psiquiátrica e de alfabetização em libras, linguagem de sinais dos deficientes auditivos. A decisão foi divulgada no domingo, depois de serem examinados os quesitos exigidos pelo Ministério Público.

Bullying
Um dos advogados da coligação, José Nildo Rodrigues, chegou a classificar a atitude de "Bullying político". De acordo com o juiz, foi apresentado laudo psiquiátrico, feito pelo médico Pedro Jorge Malzoni. No exame, foi constatado que a deficiência do candidato não o incapacita para atos da vida civil, existindo apenas limitações.

Ele acrescenta que, para realizar as atividades, a "Bixa tem apenas que se beneficiar de um tradutor em libras para o esclarecimento de suas decisões cívicas às demais pessoas".

Segundo o coordenador da campanha, André Lacerda, também presidente da Associação de Defesa, Apoio e Cidadania dos Homossexuais (Adacho), essa foi uma vitória importante, não apenas para a candidata, mas relacionada ao preconceito e a discriminação.

"Provamos para a Justiça Eleitoral que ele era capaz. Quanto a isso, não tínhamos dúvidas", afirma. Os exames, segundo André, foram feitos com a presença do promotor e três intérpretes.

Trabalhos
A "Bixa Muda" ainda destacou os trabalhos que já realizou pelo País, durante apresentação em vários programas de televisão. Por meio de diversos documentos, também comprovou sua aptidão artística e declarações relacionadas a outras atividades remuneradas.

O promotor de Justiça José Carlos Félix, da 119ª Promotoria Eleitoral de Juazeiro do Norte, propôs a impugnação da candidatura com base na Constituição Federal e no Código Eleitoral. André Lacerda disse que houve um grande equívoco em relação à candidata. "Ela sempre votou, reside na cidade há mais de 30 anos e tem vontade própria", argumentou ele.

A candidata chegou a receber, por dois meses, na década de 90, segundo André Lacerda, aposentadoria por incapacidade. O benefício chegou a ser cancelado e a família recorreu, alegando ser a "Bixa Muda" incapaz. Mas, segundo o coordenador, foi solicitada a extinção do processo na Justiça Federal e sequer chegou a ser julgado.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis