Juazeiro do Norte (CE): Os velhos atores de um novo cenário eleitoral

A campanha eleitoral em Juazeiro do Norte repete um pouco o quadro das eleições de 2008, apenas com certas mudanças nos protagonistas. Em 2008, quando saiu vitorioso das urnas, o atual prefeito Manoel Santana (PT) enfrentou o deputado federal Manoel Salviano (PSDB), tido na oportunidade como favorito, e que tinha, de quebra, derrotado nas convenção interna do PSDB o então prefeito Raimundo Macedo.

Santana venceu o pleito com apoio de Macedo. Salviano saiu derrotado e manteve seu mandato de deputado federal. Passados 4 anos os papéis de inverteram. Manoel Santana (PT) tenta a reeleição e tem como principal aliado Salviano, agora filiado ao PSD.

Na oposição, o deputado federal Raimundo Macedo, (PMDB) que tenta agora retomar a prefeitura. A campanha eleitoral em Juazeiro tem ainda o candidato do Psol, Demontier Fernandes.

Com campanha bem tímida, Fernandes tem na vice um nome do PSTU. A principal ação de sua campanha é a Esquina dos Trabalhadores. Todas as tardes os candidatos seguem para uma esquina em um ponto movimentado da cidade e fazem seus discursos, apresentam propostas e abrem espaço para as pessoas falarem.

A Frente de Esquerda Socialista (PSol/PSTU) é editada pela primeira vez em Juazeiro do Norte. Em 2000, o PSTU saiu numa dobradinha com o PT, quando elegeu um vereador.

Intertítulo
Dono da campanha com maior estrutura, o deputado federal Raimundo Macedo (PMDB) tem 12 partidos em sua base de apoio. Raimundão conseguiu importante vitória ao levar para seu palanque o atual vice-prefeito José Roberto Celestino (PSB).

A campanha de Macedo chegou às ruas mais cedo. A movimentação dos peemedebistas conta com uma grande militância e eventos de maior porte. O peemedebista tem, ainda, o apoio de ex-prefeitos Carlos Cruz e do deputado federal Arnon Bezerra, que tem engajado na campanha número significativo de militantes do PTB.

Outro reforço na campanha de Macedo é o PCdoB, que mesmo tendo liberado os candidatos para votar em quem quiser, a maioria vota no candidato do PMDB, numa articulação feita pelo vereador comunista Professor Antonio.

Já a campanha do petista Manoel Santana (PT) tem foco nas caminhadas e reuniões nas comunidades. O neoaliado Manoel Salviano coordena a campanha e indicou o vice na chapa petista.

Outro reforço de Santana é o deputado federal José Guimarães (PT) que participou de uma caminhada na última semana com Santana e Camilo Santana (Secretário das Cidades).

Guimarães tenta levar Lula para Juazeiro do Norte, mas a presença dele ainda não se confirmou na terra de Padre Cícero.

ENTENDA A NOTÍCIA
Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, é um dos nossos municípios mais importantes. O tamanho de sua economia e a consequente força política que detém justificam o fato de ser uma das disputas eleitorais mais acirradas do Estado.

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis