Crato (CE): População é beneficiada com ações do Dia da Saúde

Em referência ao Dia Nacional da Saúde, comemorado ontem, dia 5 de agosto, o Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com a Secretaria de Saúde de Crato, vai oferecer aos moradores serviços de vacinação contra hepatite, H1N1, rubéola, aferição de pressão arterial, medição dos Índices de Massa Corpórea (IMC) e glicemia. As ações terão inicio, na manhã de hoje, na feira livre da cidade.

Em 2011, o programa efetuou 22 mil atendimentos, que contribuíram indiretamente para desafogar os posto de saúde do Município. Como forma de transmitir conhecimentos relacionados à saúde, o projeto Sesc Saúde Prevenção vai realizar uma exposição sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), sexualidade, diabetes, hipertensão e saúde do homem e da mulher.

A expectativa é de que, neste ano, o Dia Nacional da Saúde do Sesc contemple mais pessoas do que em 2011. A prestação dos serviços contará com a participação de profissionais da área da saúde, como técnicos em enfermagem e analistas assistenciais, cedidos pela Secretaria de Saúde pelo Sesc. A ação tem o objetivo de proporcionar e difundir o acesso aos serviços prestados e as informações veiculadas por meio da exposição.

A iniciativa do Sesc incentiva os usuários a dar entrada na rede pública de saúde. De acordo com a técnica do Programa Educação em Saúde, Emanuele Alves Araújo, alguns participantes da campanha não procuram os serviços oferecidos pelo Governo por falta de informações relacionadas ao ingresso no sistema. "É importante esclarecer que existem serviços específicos para a sociedade. Esse projeto acaba viabilizando esses encaminhamentos. Por isso, temos obtido um reflexo positivo", afirma Emanuele Araújo.

Dentro da perspectiva de trabalhar a educação em saúde, o projeto vem alcançando resultados favoráveis com relação à melhoria da qualidade de vida da população cratense, principalmente, dos feirantes que participam das ações. Todos os meses, o Sesc Crato desenvolve dinâmicas dentro da feira livre que englobam diversos temas da área.

O projeto Sesc Saúde Prevenção teve início ainda em 2009, com atividades esporádicas voltadas apenas para a prevenção da AIDS e DSTs, com a distribuição de preservativos e material informativo.

Porém, devido às demandas até então ocultas, atualmente, o projeto oferece atendimentos mensais. Entretanto, de acordo com as experiências vividas pelos técnicos envolvidos, os usuários ainda apresentam resistência e falta de informação a respeito de algumas temáticas, como o uso de preservativos, alimentação saudável e prevenção de doenças cardiovasculares.

Perfil dos usuários
A maior parte dos usuários do programa é formada por idosos, moradores da zona rural e de cidades vizinhas. Para auxiliá-los a melhorar os hábitos de vida e incentivá-los a praticar esportes, por meio do diálogo e do convencimento, a meta atual dos profissionais é acompanhar cada um dos beneficiados para que eles possam retornar aos atendimentos.

Durante as comemorações do Dia Nacional da Saúde, o Sesc ainda oferecerá sessões de massoterapia para os 85 funcionários de um estabelecimento comercial da cidade. O intuito das massagens é promover o alívio de dores provocadas pelo cansaço físico e mental e diminuir o stress diário ocasionado pelas atividades laborais.

Mais informações
Serviço Social do Comércio (Sesc)
Rua André Cartaxo,443, Bairro São Miguel
Crato/CE
Telefone: (88) 3586-9150

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis