Barbalha (CE): 166 anos de emancipação política

Localizado na Região Metropolitana do Cariri, região Sul do Estado do Ceará encravada ao sopé da Chama do Araripe, Barbalha compõe o triângulo Crajubar no Cariri. Barbalha, é terra invicta, como dizia o historiador, poeta, jornalista e escritor Dr. Machet Callou (saudosa memória).

Barbalha completa neste dia 17 de Agosto, seus 166 anos de emancipação política. O povoado então foi elevado à categoria de vila, pela Lei nº 374 de 17 de Agosto de 1846, assim, marcando sua emancipação política.

Barbalha é conhecida nacionalmente por suas belezas naturais, suas riquezas folclóricas, possuidora das maiores festas religiosa e folclórica do Brasil, a Festa do Pau da Bandeira que abre os festejos ao seu padroeiro Santo Antônio no mês de junho. Hoje Barbalha é destaque e ocupa posição no Brasil, como sendo o município, entre quatro do Brasil, que faz parte do Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNUD), das Nações Unidas e do PAC das Cidades Históricas. Destaca-se também no Ceará com os melhores resultados em responsabilidade fiscal, de gestão e social.

Barbalha, é referência em saúde, vive a medicina por excelência. É um pólo de saúde que vem atender várias cidades da região Sul do Ceará e de outros estados vizinho. È uma marca registrada em saúde desde Dr. Pio Sampaio, Dr. Leão Sampaio, Dr. Antônio Liryo Callou, Dr. João Filgueira Teles, Dr. Machet Callou, Dr. Paulo Duarte, Dr. José Queiróz, e ainda hoje, com Dr. Napoleão Tavares Neves, dentre outros. Essa é uma verdadeira vocação em saúde desde os grandes serviços que foram prestados na área da medicina, a partir desses cidadãos filhos de Barbalha, que fazem e fizeram história.

Barbalha hoje é referência por sua saúde pública. O setor primário conta com uma cobertura de cem por cento em todo município com as Unidades Básicas de Saúde (PSF’s). No setor secundário, a Secretaria Municipal de Saúde fortaleceu os Centros de Saúde Especializados: (Centro de Saúde Materno-Infantil, Centro de Hipertensão e Diabetes, Centro de Atenção ao Idoso, Centro de Especialidades Odontológicas e CAPS III) e CAPS Infantil, os núcleos de apoio à Saúde a Família (NASF) que oferecem à população uma infraestrutura completa de atendimento nas áreas que abrangem. Barbalha em breve, contará com uma (UPA) Unidade de Pronto Atendimento 24 horas que está sendo construída no bairro do Rosário na Rua Major Sampaio e uma Policlínica que em breve será inaugurada apelo Governo do Estado. A secretária municipal de Saúde Jacqueline Sampaio, através do Governo Municipal, não bastasse o funcionamento dos PSF’s tanto na zona rural como urbana, instituiu o programa inovador na cidade, o projeto “Terça no Bairro”, é um programa que todas as terças-feiras os profissionais de saúde se instalam em um bairro para os diversos atendimentos a população, além de outras políticas públicas da saúde que são apresentadas aos barbalhenses.

Barbalha tem recebidos e apresentados os melhores indicadores sociais, otimismo em relação ao bem-estar das famílias, maior frequência e progressão escolar, melhoria na qualidade dos cuidados de saúde recebidos por mulheres grávidas, maior participação dos jovens nos programas e projetos sociais, melhores condições e atendimentos aos adolescentes e crianças e aos idosos. Esses indicadores de maneira geral mostram impactos positivos através das políticas públicas, projetos e programas apresentados através da Prefeitura Municipal, destaques para melhorias em itens importantes como educação e saúde, além de geração de emprego e renda e aquisição de obras importantes que há mais de 25 anos eram esperadas pelos barbalhenses. Barbalha hoje vive uma realidade no seu desenvolvimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis