Barbalha resgata terreiradas

Ao som das bandas cabaçais, os artistas populares que compõem três grupos de cultura reuniram-se na mais recente edição do Projeto Terreirada da Tradição Cultural. O evento, que acontece a cada dois meses, é uma realização da Secretaria de Cultura de Barbalha. Todas as apresentações são abertas ao público, que ainda comparece em pequeno número, mas o suficiente para apreciar o que há de mais tradicional na cultura da cidade.

Por meio do projeto, a Secretaria acredita que, até agora, 20 grupos de cultura popular já se apresentaram. Os espetáculos são levados a várias localidades das zonas urbana e rural.

Estima-se que mais de 200 artistas populares estão envolvidos nos grupos que já mostraram seus trabalhos. A ação tem como meta principal resgatar e incentivar a produção cultural. As duas últimas edições foram realizadas em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste, que apoia o projeto. Cada grupo de artistas recebe um cachê por apresentação, mas o valor ainda é simbólico se for comparado aos custo de manutenção dos grupos. A Secretaria ainda oferece transporte e lanche para os participantes.

Barbalha é conhecida como o "Celeiro de Cultura do Cariri", por ser a localidade rica em patrimônio cultural e artístico. Ao todo, o Município tem em cadastro 53 grupos de cultura popular. O Projeto Terreiradas da Tradição Cultural pretende fortalecer os vínculos entre os artistas, realizar a troca de conhecimentos e informações e trabalhar na população barbalhense o afeto, o respeito e a preservação da cultura local.

Segundo o secretário de Cultura do Município, Dorivan Amaro, é com incentivo que o Município vai conseguir conservar a tradição. "A partir do momento em que a gente estimula os grupos, eles começam a ensinar seus conhecimentos aos mais jovens, ensaiam mais e assim se fortalecem. Isso é a continuidade da cultura de raiz. O Município é quem ganha, pois fortalece o nosso potencial turístico, artístico e econômico".

Lei de incentivo 
Como forma de prestar um maior incentivo financeiro à cultura, o Município criou uma legislação de incentivo à política de editais, para a escolha dos mestres da Cultura Popular. A medida, já foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, tem o objetivo de proporcionar a transmissão de conhecimentos dos mestres para os artistas das novas gerações. A expectativa é que, logo no início do próximo ano, seja lançado o primeiro edital. Barbalha é referência na diplomacia de mestres da cultura tradicional popular, tendo o Mestre José Pedro de Oliveira, do Reisado Couro, originário da Comunidade do Barro Vermelho, como um dos contemplados pelo Governo do Estado do Ceará com o título de Mestre da Cultura Tradicional Popular, e o Mestre Severino Antônio Rocha, Mestre dos Penitentes Irmãos da Cruz, do Sítio Cabaceiras, que foi agraciado pelo edital Tesouro Vivo, concedido também pelo Estado.

Mesmo com toda a importância e com a realização de projetos inovadores, em Barbalha ainda há pouco espaço para as apresentações populares. Os artistas sofrem com a falta da valorização adequada, principalmente, quando esta diz respeito à remuneração, que muitas vezes é insuficiente. Em grande parte dos eventos, os grupos exibem-se de forma gratuita ou recebendo cachês simplórios.

Entretanto, nos últimos anos, houve um avanço considerável na valorização destas manifestações que há pouco passaram a estar presentes em mostras de teatro e eventos, em terreiradas realizadas em outras cidades e em encontros de mestres do mundo, chegando até a participar de produções cinematográficas, como foi o caso do mais recente filme do dramaturgo pernambucano Ariano Suassuna, "O Nordeste", que teve cenas gravadas em Barbalha.

A proposta de dar continuidade aos grupos tradicionais da cultura não se restringe a isso. Há seis anos, a Secretaria de Cultura de Barbalha realizou um estudo para o resgate do Reisado de Baile, que havia deixado de existir há mais de 50 anos. Este Reisado é da comunidade Pelo Sinal, representa a junção dos elementos do Reisado de Combo e de Couro. O grupo voltou a atuar e deu frutos com novos trabalhos.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Cultura de Barbalha, Rua da Matriz, 25
Centro - Região do Cariri
Telefone: (88) 3532.1708

Yaçanã Neponucena
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis