Faleceu Dr. Carlos Barreto de Carvalho

Faleceu no dia 22 de novembro de 2011, em Crato, aos 80 anos de idade, o rotariano e conceituado médico Dr. Carlos Barreto de Carvalho. O corpo será velado em sua residência na Avenida Pedro Felício Cavalcanti – Bairro Grangeiro – Crato – Ceará.

Dr. CARLOS BARRETO DE CARVALHO foi o 55º Presidente do Rotary Club do Crato no período de 1988 a 1989. Admitido no quadro social do clube no ano de 1958. Anos depois pediu afastamento temporário do clube, ingressando novamente ao quadro social do clube no dia 22 de Novembro de 1985, tendo como proposto (padrinho) o Dr. Paulo Cartaxo Esmeraldo. Descendente de tradicional família da cidade de Jardim Estado do Ceará, onde nasceu no dia 26 de Março de 1931. Filho de José Carvalho e Maria Barreto Carvalho. Era casado com a pernambucana Dra. Gláucia Melo Barreto, também, descendente de importante família de Pernambuco, o casal tem os seguintes filhos: Carlos Barreto de Carvalho Filho, Maria Melo Barreto, Ana Isabel Melo Barreto, casada com o Dr. Antonio Rogério Portela Machado Dias, também ex-presidente do clube, Gláucia Maria Melo Barreto Carvalho (Glaucinha).

Dr. Carlos Barreto veio muito jovem estudar no Crato foi um dos mais brilhantes alunos do antigo Ginásio do Crato, hoje Colégio Diocesano, aquela época dirigido por Monsenhor Montenegro.

Colou Grau em Medicina na primeira turma da Faculdade de Ciências Médicas do Recife. Era competente Médico dermatologista com grande experiência clínica, ocupou importantes cargos na saúde pública desde o antigo DENERU depois SUCAM hoje, Fundação Nacional de Saúde; Previdência Social e foi Secretário de Saúde do Município do Crato na Administração Moacir Soares de Siqueira (1998 a 2000).

Tinha consultório médico na famosa Rua da Vala, hoje, Rua Tristão Gonçalves, nº 574. Pela sua competência ainda era muito procurado por pessoas da Região e de outros Estados. Residia em bela casa que construiu na Avenida Pedro Felício, Bairro do Grangeiro, zona Sul da cidade do Crato.

Era um médico de privilegiada memória e cultura. Gostava de ler, era assíduo "freqüentador" dos jornais e revistas, reservava boa parte do seu tempo de aposentado na leitura de bons livros. Tinha excelente palestra. Conheceu as principais figuras políticas e economica do Crato. Era grande conhecedor da filosofia do Rotary, leitor assíduo do Boletim do clube da Carta Mensal do Governador do Distrito e da Revista Brasil Rotário. Era um grande auxiliar e orientado do clube. Dividia o seu tempo entre o consultório e sua fazenda no Município de Jardim. Entretanto, ultimamente com a saúde debilitada já o privava até de frequentar o seu clube Rotary.

Fonte: Rotary Club Crato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis