Desemprego cai em outubro para a terceira menor taxa da história

O desemprego voltou a cair em outubro após ficar três meses estagnado. A taxa medida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ficou em 5,8% e é a menor para o mês desde 2002. Considerando todos os meses, esta é a terceira mais baixa da história - só perde para o 5,3% de dezembro de 2010 e para o 5,7% de novembro do mesmo ano.

Entre julho e setembro, a taxa havia ficado parada em 6%. De lá até outubro, o número de desempregados nas seis principais regiões metropolitanas do país foi de 1,5 milhão para 1,4 milhão. Isso significa que em torno de 100 mil pessoas encontraram emprego no mês ou saíram de vez do mercado de trabalho – porque se aposentaram, por exemplo.

Nesta época do ano, é comum o mercado ficar aquecido e contratar mais por causa dos temporários do fim do ano. Em todas as seis regiões metropolitanas (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre), ao menos 22,7milhões de pessoas tinham algum tipo de trabalho. Esse número é parecido com o visto em setembro.

A taxa não teve variação significativa em nenhuma das regiões metropolitanas quando comparada com setembro de 2011. De um ano para cá, houve queda forte (dois pontos percentuais) na Região Metropolitana de Recife e de 0,8 ponto percentual em Belo Horizonte.

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (11,1 milhões) não apresentou variação significativa em relação a setembro. O salário médio dos ocupados, aqueles que tinham algum tipo de serviço, fechou o mês em R$ 1.612,70 e não variou na comparação com setembro.

A massa de rendimento, que é uma somatória de todos os salários médios dos ocupados, ficou em R$ 36,9 bilhões, no mesmo nível de setembro, mas acima do visto em outubro de 2010.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis