Crato (CE): Serviço de convivência fortalece vínculos e transforma vidas no município

CRAS Ponta da Serra
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é um equipamento vinculado a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) que atua como principal porta de entrada do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

O município do Crato conta hoje com cinco (5) CRAS, localizados nos bairros Seminário, Alto da Penha, Muriti, Vila Alta, Gisélia Pinheiro (Batateira) e Distrito de Ponta de Serra.

Só em 2014  um total de 6.697 famílias foram acompanhadas pelos Centros de Referência da Assistência Social no município do Crato no âmbito do PAIF (Programa de Atendimento Integral a Família). Cada equipamento conta com uma equipe técnica composta por psicólogos, assistentes sociais, agentes e orientadores sociais, além de monitores que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O papel do CRAS, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, é proteger e atender Integralmente à família, cuja execução é obrigatória e exclusiva. O trabalho é de caráter continuado e visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e garantia de direitos, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

É através das atividades executadas pelo SCFV que muitas vidas são transformadas. Os grupos de convivência, formados por crianças, adolescentes, adultos e idosos oferecem possibilidades de empoderamento. Os jovens e as crianças, por exemplo, quando não estão na escola, estão inseridos nas atividades que vão desde recreação, modalidades esportivas, artes e outras formas de inserção.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis