Crato (CE): Telma Saraiva, artista plástica, morre aos 86 anos


A artista plástica Telma Saraiva, 86 anos, morreu no início da tarde desta segunda-feira, 8, em decorrência de uma parada cardíaca. Ela ficou famosa nacionalmente por utilizar a fotopintura - uma técnica inovadora para o século passado, que utiliza o detalhamento de fotografias a partir de pintura com tintas.

A técnica de Telma era necessário fazer uma fotografia em preto e branco, ampliar e realizar a coloração com tinta - realçando os traços e/ou acrescentando acessórios. Em várias peças, ela foi a modelo. O velório está acontecendo no Crato, onde Telma residia. Segundo Ricado Saraiva, filho mais velho da artista, o enterro acontecerá nesta terça-feira, 9, às 10 horas.

Para Allan Bastos, amigo e aprendiz da artista, o trabalho era inovador pela qualidade da fotografia e pela precisão das cores. Por isso, ele explica, as obras foram expostas em diversas galerias. "Hoje, o Cariri inteiro é uma galeria de Telma, pois várias famílias têm os quadros em suas casas", pontua Allan.

"O requinte da pintura faz o trabalho ser grande. Mesmo com a fotografia em preto e branco e sem ter o modelo perto, ela lembrava os tons do olho, da pele, do cabelo. É o grande mistério do trabalho de Telma. Não ter mais a pessoa para olhar a cor da pele e, na foto preto e branco, colocar os tons. Trazer essas cores de volta deixou o trabalho dela excepcional e dominante", afirma Allan Bastos.

Em nota, a secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, lamentou a morte da artista plástica. “Quando tudo (ainda) era um patriarcado a perder de vista, a fotografia era uma profissão predominantemente masculina, e lá estava ela, Dona Telma Saraiva, se arriscando a também registrar em imagens o que seus olhos jamais esqueceriam! Então, ela tentou. Naquela época, no tempo dela, havia apenas fotos em preto e branco e ela teimou em pintar o trabalho dela, em dar cores ao que se revela! A fotopintura de dona Telma Saraiva é orgânica, tornando-se presente até os dias atuais. É com grande pesar que recebemos a notícia da despedida de dona Telma Saraiva, nessa vida”, afirma a gestora.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) também manifestou por meio de nota "profundo pesar" pelo falecimento da fotógrafa e artista visual. "Ao longo de toda uma vida dedicada às artes, Telma Saraiva se tornou referência para a região do Cariri e para todo o Ceará, conquistando espaço em exposições em diversos estados brasileiros e no exterior. Chamou atenção pela perfeição de seu trabalho e pela persistência com que se manteve atuante em um dos gêneros artísticos mais atingidos pelo impacto das novas tecnologias: a fotopintura".

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis