Caririaçu (CE): Confirmado caso de meningite bacteriana

Paciente foi transferida ontem (10) para o Hospital e
Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha
Uma criança de apenas 4 anos de idade está internada desde ontem (10) em uma ala isolada do Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, neste município, após ter sido diagnosticada com meningite bacteriana. A paciente, que reside com familiares no sítio Mameluco, na zona rural de Caririaçu, foi inicialmente levada para um hospital da cidade de Juazeiro do Norte, onde a doença foi confirmada por meio da realização de exames. Com o diagnóstico, sobe para 13 o número de casos confirmados de meningite, este ano, no Ceará.

Equipes do setor de epidemiologia do município de Caririaçu já realizaram o bloqueio na Creche onde a menina estuda. A região onde a família reside também está sendo visitada por agentes de saúde. Os moradores estão recebendo informações sobre a doença e os familiares da menor, bem como pessoas mais próximas com quem a criança mantinha contato frequente, já foram submetidas a tratamento por meio de quimioprofilaxia.

O quadro clínico da menor, conforme a médica Jácia Maria Neves Coelho, que acompanha o caso, é de comprometimento, embora apresente evolução estável, sem risco de morte, no momento.

A secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) lançou Nota informando que não existe mudança no padrão de ocorrência da meningite meningocócica no Ceará este ano em relação aos anos anteriores. O número de casos é semelhante ano a ano, sendo que as ocorrências acontecem entre os meses de janeiro a maio. Nos cinco primeiros meses de 2012 foram confirmados 56 casos, 23 casos em 2013 e 16 casos em 2014. Este ano,até agora, foram confirmados 15 casos. Os números comprovam redução de casos confirmados. O total de óbitos também teve redução de 2012 para cá. Em 2012 foram confirmados 18 óbitos, em 2013 o número caiu para oito e este ano, até hoje, foram confirmados três óbitos.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis