Crato (CE): Secretária de Cultura do município lamenta falecimento de fotopintora

A Secretaria de Cultura do Crato divulgou nota de pesar pelo falecimento da fotopintora Maria Telma Saraiva da Rocha, um dos maiores nomes da fotopintura cearense. Ela faleceu no início da tarde de ontem, por volta das 13h30, em Crato, e o seu corpo está sendo velado em sala da Funerária Vida. O sepultamento será nesta terça-feira.

A secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, destacou a fotopintura de Dona Telma Saraiva como orgânica, tornando-se presente até os dias atuais. “É com grande pesar que recebemos a notícia da despedida de Dona Telma Saraiva, nessa vida”, lamenta. Para Dane, Dona Telma deu à pintura as cores que os negativos não conseguiam captar. E isso era algo muito dominante. “Era muito difícil fazer o que ela fazia, porque o trabalho acontecia após o clique, sozinha, em sua casa, seu estúdio, apenas com as memórias dos fotografados e buscando alcançar o tom de pele mais aproximado que sua lembrança trazia”, disse.

Para o fotógrafo Allan Bastos, a elite e classe média cratense da década de 40 até 60, que passaram pela casa e estúdio dela, têm grande a satisfação de terem sido registrados nas fotopinturas de Dona Telma. “O trabalho dela possui uma grande galeria espalhada por toda a cidade, porque em cada casa da sociedade cratense há uma fotopintura”, diz ele.

A Universidade Regional do Cariri (URCA), com sede em Crato, decretou luto de três dias pelo falecimento da artista cratense. Desde o momento do falecimento de Telma Saraiva, que diversas manifestações de carinho e reconhecimento ao trabalho da fotopintora eram divulgados nas redes sociais, principalmente no Facebook.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis