Confirmada 4ª morte por meningite no CE

Subiu para 16 o número de casos confirmados de meningite, neste ano, no Ceará. Do total de casos confirmados, quatro resultaram em óbito de pacientes, dentre eles o deputado estadual Wellington Landim, sepultado na última quarta-feira (10), em Brejo Santo. Outra vítima da meningite no Estado foi o aposentado Lucas Góes da Silva, 76, que foi hospitalizado em maio, no Hospital Regional do Cariri (HRC), apresentando quadro de pneumonia. O laudo que confirmou a morte do aposentado por meningite, no entanto, foi divulgado somente na última quinta-feira (12).

As ocorrências de meningite no Ceará, segundo boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), acontecem entre os meses de janeiro e maio. Os números de casos registrados, até agora, são semelhantes aos do ano passado. Neste ano, já foram confirmados 16. Os números comprovam redução de casos confirmados em relação aos anos anteriores. O total de óbitos também teve redução de 2012 para cá. Em 2012 foram confirmados 18 óbitos; em 2013 o número caiu para oito; e, neste ano, até o momento, foram confirmados quatro.

Ontem, o Diário do Nordeste mostrou que uma criança de apenas 4 anos está internada no Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha, com meningite bacteriana. A criança vem sendo tratada por meio de antibióticos e corticoides.

O quadro da paciente, conforme a médica que cuida do caso, é de comprometimento, embora apresente evolução estável. A criança continua sem conseguir enxergar direito e com fortes dores de cabeça.

O aposentado Lucas Góes da Silva, que faleceu em Juazeiro do Norte, residia na cidade de Ouricuri, no vizinho Estado de Pernambuco. Periodicamente realizava sessões de hemodiálise no HRC, permanecendo hospedado na casa de uma filha, de quem, inclusive, utilizava o endereço para poder ser atendido na unidade hospitalar.

"Quando o paciente deu entrada no Hospital Regional, o quadro era de pneumonia, que acabou evoluindo para meningite, posteriormente. O caso foi notificado como sendo de Juazeiro do Norte porque há uma praxe utilizada por pessoas vindas de outros municípios no sentido de emprestarem endereços de parentes que aqui residem para conseguirem atendimento no Regional", explicou Anaile Montezuma, técnica do setor de Vigilância em Saúde do Município.

Segundo ela, a família do paciente falecido não chegou a receber nenhum tratamento por meio de quimioprofilaxia, o chamado "bloqueio", devido à demora na confirmação da doença. "O paciente faleceu no dia 5 de maio e o resultado do exame só foi repassado à Secretaria de Saúde do Município no dia 6 de junho. Ou seja, mais de um mês após a morte do paciente. A realização do "bloqueio" junto aos familiares e pessoas mais próximas ao paciente de meningite tem que acontecer em até 72 horas da confirmação da doença. É completamente impossível que se faça, agora, o tratamento dos familiares da vítima, até porquê, se houvesse alguém doente, também os sintomas já teriam se manifestado há muito tempo. A meningite é uma doença oportunista", disse a técnica.

Além do caso que resultou na morte do aposentado, outros dois casos de meningite também foram confirmados em Juazeiro do Norte. "Temos dois casos de meningite viral já confirmados. São duas pacientes, uma até já recebeu alta, que residem nos bairros Betolândia e Tiradentes. Ambas também foram atendidas no Hospital Regional, sendo que a primeira deu entrada na unidade no mês de fevereiro e a outra no início do mês de junho. Em relação a esta última paciente, devido o quadro clínico ter apresentado melhora considerável, nos últimos dias, há expectativa é de que a alta médica aconteça nas próximas horas", informou Anaile Montezuma.

A meningite é uma inflamação nas membranas que envolvem o cérebro, fazendo com que ele deixe de funcionar normalmente. Pode ser causada por uma infecção por vírus (inclusive o da dengue) ou bactérias (que são os casos mais comuns), além de fungos e, até mesmo, doenças reumáticas. Os sintomas são: febre, dores de cabeça, vômitos, e nuca endurecida com dificuldade de dobrar o pescoço.

Mais informações
Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte
Telefone (88) 3512-2754

Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa)
Telefone (85) 3101-5123

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis