Crato (CE): Secretaria de Saúde inicia oficialmente o Crato Rosa

Durante todo o mês de outubro a Secretaria de Saúde do Crato realizará a campanha Crato Rosa que tem como objetivo principal prevenir e detectar casos precoces de câncer de mama e câncer do colo do útero.

Assim a Secretaria de Saúde começou em meados de setembro a disponibilizar os exames para as mulheres já pudessem procurar a unidade de saúde mais próxima de suas casas para realizarem os exames preventivos, lembrando que alguns postos de saúde estão realizando os exames também no horário noturno.

A Coordenadora da Saúde da Mulher Duciele Pinheiro destaca que as ações serão continuas no intuito de realizar o maior número de exames possíveis. “Quando mais cedo forem detectados, maior a chance de cura no caso de câncer de mama e colo de útero” explica.

As unidades básicas de saúde estarão oferecendo exames de câncer do colo de útero e de mama, bem como consultas com ginecologistas e mastologistas no período diurno e algumas unidades no período noturno.

Em 2013, o esforço de toda a equipe da Secretaria de Saúde durante o Crato Rosa foi recompensado pela superação na perspectiva dos exames.

Foram realizadas 3.428 coletas de exame papanicolau, responsável por detectar o câncer de colo de útero; 3.365 exames de mamas, (a meta pré-estabelecida era de 2.500) 69 consultas com mastologista, 188 marcações de ultrassonografia USG mamária, 325 marcações de mamografias e 105 consultas ginecológicas.

Assessoria de Imprensa/PMC 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis