Crato (CE): Secretaria de Educação divulga resultado da Etapa Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa

A Secretaria Municipal de Educação do Crato, por meio do Departamento de Aperfeiçoamento Pedagógico, divulga o resultado da Etapa Municipal da 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

A Olimpíada, realizada em anos pares, tem como tema: “O lugar onde vivo”. Assim sendo, para escrever os textos, os alunos precisam resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

A comissão julgadora municipal, formada pelos avaliadores Paulo Soares, professor e poeta e representante da CREDE 18, Alzení Marinho, Técnica Pedagógica da SME, Luciana Nunes, professora de Língua Portuguesa e coordenada pela Técnica de Língua Portuguesa e Arte da SME, e Ana Célia Henrique da Silva reuniu-se nos dias 8 e 10 de agosto, onde analisaram e selecionaram 2 poemas, 2 textos de memórias literárias, duas crônicas e um artigo de opinião.

Divididos em categorias, os textos selecionados no gênero poema foram: “Os mistérios da nossa vila”, da aluna Ana Thais Gonçalves Sales, da Escola Filemon Fernandes Teles, sob a orientação da professora Allane Agapto da Silva e “O retrato da minha cidade”, do aluno Igor Victor Xavier Bezerra, da Escola Aldegundes Gomes de Mattos, sob a orientação da professora Yanayna Samya Oliveira Machado.

Os textos de Memórias Literárias foram, “Só retalhos”, da aluna Ângela Soares Duarte da Escola Prof. Álvaro Madeira, sob a orientação da professora Cícera Alana Belém da Silva, e “Meus tempos escolares” da aluna Maria de Fátima Araújo Silva da Escola Paulo Limaverde, sob a orientação da professora Keliana Casimiro Peixoto de Alencar.

As crônicas foram, “Domingo no Minguiriba”, do aluno Genilson Moreira de Melo, da Escola José Alves de Figueiredo, sob a orientação da professora Isylla Mônica Alves Nunes, e “Os pequenos pintores” da aluna Bianca Almeida Oliveira, da Escola Teodorico Teles de Quental, sob a orientação inicial da professora Rejane Carvalho Nóbrega e concluída pela professora Jaqueline de Jesus Bezerra. O artigo opinião foi, “Falta de serviços médicos no Crato. A culpa é do SUS?” da aluna Daiane de Sousa Muniz da Escola Teodorico Teles de Quental sob a orientação da professora Jaqueline de Jesus Bezerra.

De acordo com a Coordenadora do Aperfeiçoamento Pedagógico, Sandra Lima, a Olimpíada de Língua Portuguesa teve o objetivo de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita, onde os alunos e professores tiveram a oportunidade de perceber a importância de serem autores da própria história.

Assessoria de Imprensa/PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis