Crato (CE): Falta de investimento público fecha dois museus

O museu de Artes Vicente Leite e o Museu Histórico do Crato continuam fechados. Já são quase cinco anos sem funcionamento. A secretária de Cultura do município, Dane de Jade explica estar aguardando a liberação de um recurso obtido através do edital do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Ela justifica que "depois de tantos anos fechado e sob condições precárias, optamos por reabri-lo e devolvê-lo a população em condições dignas".

Dane diz que está sendo elaborando o projeto museográfico, inventariando e catalogando todas as peças dos dois museus e realizando importantes articulações institucionais para que no retorno de seu funcionamento todos os processos mu-seológicos sejam devidamente cumpridos.

Nesse processo, segundo ela, há um conjunto de situações complexas. A primeira é a atual  impossibilidade de terem uma equipe técnica qualificada, prioritariamente, na área da Museologia; a burocracia em torno de processos licitatórios e estabelecimento de convênios; e o estado precário em que esses equipamentos foram recebidos pela atual gestão. "A soma desses fatores torna a resolução lenta e morosa. Para quem está de fora, o julgamento natural é o de que nada está sendo feito", disse.

Agravante
Outro agravante da situação, conforme lembra, é que além de são poucos os canais de investimentos, por conta do período eleitoral. Com isso, as verbas ficam paradas, como no caso do recurso no valor de R$ 426 mil aprovado e ainda não liberado para as reformas dos equipamentos. A assinatura do convênio só poderá ser realizada depois das eleições.

Os Museus foram tombados pelo Patrimônio Histórico, mas isso não garante nenhum apoio para a recuperação e a manutenção como relata a secretária. "Um bem quando patrimonializado significa que é um bem simbólico para o lugar onde temos clareza da sua preservação; seja ele de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo a destruição ou descaracterização de tais bens", esclarece.

As obras dos Museus encontram-se recuperadas e guardadas em lugar seguro, garante a secretária. Foram feitos um levantamento e catalogação das telas do Museu de Artes Vicente Leite, por meio de uma parceria entre a direção do museu, e os alunos do curso de Design da UFCA. A doação foi feita e documentada em cartório ao município do Crato no ano de 1974. Desde então o município  realiza o custeio da manutenção e restauro das peças. Por outro lado, o acervo faz parte do plano museográfico que foi apresentado pelo município do Crato e aprovado pelo Ibram.

O Teatro Municipal Salviano Arraes é um dos principais equipamentos de cultura, porém Dane cita que alguns equívocos foram cometidos em sua estrutura física, o que acabou não sendo um equipamento com todas as prerrogativas que o espaço requer. Hoje, segundo ela é um teatro que funciona como auditório, para é inadequado para exibição de artes cênicas. Faltam vestimenta cênica, ciclorama, bambolinas, tapadeiras, equipamento de som, iluminação, dentre outros recursos.

Mais informações
Prefeitura Municipal
Secretaria de Cultura do Crato
Largo da Rffsa
Centro
Telefone : (88) 3523.2365

MIRELLY MORAIS
COLABORADORA

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis