Crato (CE): Secretaria de Saúde continua com trabalho de combate a dengue

A Secretaria de Saúde do Crato vem desenvolvendo ações contínuas e constantes de prevenção, controle e combate a dengue em toda a cidade.

Através dos setores de endemias e vigilância epidemiológica, profissionais realizam ações práticas como: pesquisas levantamentos e consecutivas atividades contra a proliferação do Aedes Aegypti.

A Coordenadora do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do Crato Danielle de Norões Mota explica que as questões preventivas, bem como as atividades que controlam e  e combatem a dengue são feitas de forma continua. “No município e nos distritos o trabalho de levantamento de dados, limpeza, orientações e disponibilização do carro fumacê vem sendo realizado durante o ano todo, com a ressalva da intensificação quando é preciso” ressalta.

A exemplo disso  no Distrito de Ponta da Serra as ações foram intensificadas desde o inicio do mês, quando foi traçada uma estratégia especifica para a  localidade. Segundo Danielle foi realizada uma oficina multidisciplinar na Ponta da Serra com as equipes de Saúde da Família, Líderes Comunitários, representantes da Educação e da Igreja, Coordenações da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Endemias, Mobilização Social, Atenção Básica e Limpeza Pública onde foi elaborado um plano de ação local contra a dengue.

“Desde o inicio das notificações dos casos da Ponta da Serra foram tomadas todas as medidas de controle Epidemiológica com Agentes de endemias fazendo mutirões em busca de focos positivos, foi feita a limpeza de terrenos baldios, foram realizados também quatro ciclos de Fumacê, e nesse contexto a cada nova notificação vamos fazer busca ativa imediata através do agente de endemias” esclarece.

Ainda de acordo com a coordenadora da Epidemiologia é importante ressaltar que o índice de infestação predial está menos de 1%, índice considerado bom pelas normativas do Ministério da Saúde e a maioria dos focos encontram-se dentro das casas.

O trabalho está sendo feito com comprometimento e assiduidade, contudo a colaboração da população é imprescindível para que o número de casos diminua.

A Secretaria de Saúde Aline Franca chama toda a comunidade cratense para se unir contra a dengue com consciência e responsabilidade.

Só o esforço coletivo — poder público e sociedade — pode conter a proliferação do Aedes Aegypti. O controle da doença exige uma mudança de comportamento das pessoas. Ao invés de vítimas, é preciso que os cidadãos se tornem combatentes do mosquito da dengue.

Assessoria de Imprensa/PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis