Sua saúde: Caminhadas em grupo pela natureza podem melhorar o bem-estar mental

Lançando luz sobre a sugestão proposta, mas raramente levada em consideração, de tomar um ar e ver os amigos, um estudo de grande escala relacionou caminhadas em grupo na natureza a uma melhora da saúde mental e redução do estresse.

"Ouvimos as pessoas dizerem que se sentem melhor depois de uma caminhada ou de um passeio ao ar livre, mas não havia muitos estudos assim de grande porte para dar suporte à conclusão de que esses comportamentos realmente melhoraram sua saúde mental e bem-estar", explica a autora sênior Sara Warber, médica, professora associada de medicina familiar na Escola de Medicina da Universidade de Michigan, nos EUA, e membro do Instituto para Política de Saúde e Inovação.

No estudo, os pesquisadores da Universidade de Michigan avaliaram 1.991 participantes do Walking for Health (Andando para a Saúde, em tradução livre) da Grã-Bretanha, um programa que estimula e organiza passeios comunitários.

A amostra incluiu pessoas que participaram com frequência de grupos de passeios pela natureza e outras que não tinham esse hábito. Todos os participantes foram selecionados pela demografia, e depois pelo bem-estar mental. Os dados foram quantificados em uma série de escalas de avaliação.

A análise estatística mostrou que quem passou por um evento estressante recentemente, como doença grave, separação conjugal, desemprego ou morte de um ente querido, testemunhou uma melhora do humor que durava até depois de suas caminhadas.

Os participantes foram comparados a um grupo de controle combinado estatisticamente, composto por indivíduos que não eram ativos no Walking for Health.

O artigo foi publicado no periódico a revista Ecopsychology.

Fonte: Relaxnews



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis