Barbalha (CE): Dia nacional dos ACS e de endemias é comemorado

As homenagens foram antecipadas do dia 4 de outubro,
para esta quarta-feira dia 1º. A data foi comemorada na AABB.
Foto: Assessoria de Imprensa/PMB
As comemorações ao dia dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, contou com as presenças dos diretores da Associação dos Agente Comunitários de Saúde e de técnicos da Secretaria de Saúde do Município, além de familiares, que participaram de uma manhã descontraída com café da manhã e um show com o humorista Henrique Vidal. A secretária de Saúde do município, Desirée de Sá Barreto dias Gino, parabenizou os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias, fortificando a importância do trabalho que eles tem,  junto a sociedade, visitando cada família e mantendo esse trabalho junto a Atenção Básica de Saúde.

Agentes Comunitário de Saúde e os Agentes de Endemias formam um elo entre a comunidade e o sistema de saúde e, mais que isso, cada agente é um instrumento transformador com valor inestimável ao processo de construção social da saúde, uma vez que, sua atuação oferece possibilidades de importância avanços rumo à integralidade da atenção.

Por esse reconhecimento, a Prefeitura através da Secretaria de Saúde do município, participou ativamente das comemorações ao dia do Agente Comunitário e dos Agentes de Endemias. Durante a confraternização, os Agentes Comunitário de Saúde participaram de sorteio de brinde, almoço e confraternização no dia de lazer na AABB.

A presidente da Associação dos Agentes de Saúde em Barbalha, Cícera Elizandra da Silva disse que foi importante as comemorações ao dia nacional dos agentes comunitários de saúde, porque é uma categoria unida e, além disso, desenvolve um trabalho excepcional ao lado da sociedade, formando esse elo na Atenção Básica de Saúde. Cícera Elizandra reforçou a importância da parceria da Associação com os agentes nas comemorações.

A presidente classifica o trabalho desenvolvido pelos ACS, como de grande importância para a sociedade.  “A gente só sabe o valor que tem o agente de saúde, quando ele não está presente na comunidade”.

Cícera Alezandra ainda parabenizou os agentes pelas conquistas dos últimos dias, com a política salarial dos ACS. Ela ressaltou o piso salarial que foi aprovado pelo Governo federal, o salário base do ACS a nível nacional ficou em R$ 1.014,00 (mil e quatorze reais)  e, aqui em Barbalha,  a presidente dos Agentes Comunitários de Saúde, disse que é um exemplo para a região do Cariri, porque foi o primeiro município que implantou o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Endemias.

Já a partir deste mês de Outubro os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias vão receber o piso salarial, mais os 40% de gratificação.

Assessoria de Imprensa/PMB



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis