Crato (CE): URCA avança e fortalece mercado com 400 novos profissionais formados na Instituição

A Universidade Regional do Cariri (URCA) realizou solenidade de Colação de Grau para cerca de 400 concludentes dos 16 cursos da Instituição, na última sexta-feira (13), no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, contando com um grande público no local.

O evento foi presidido pela Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, e contou coma presença dos Pró-Reitores da Instituição, e o Vice-Reitor, Professor Patrício Melo, dentre autoridades regionais e estaduais. A universidade, que tem primado pela boa formação dos estudantes da Instituição, a cada ano tem levado ao mercado de trabalho cerca de mil novos profissionais, formados pela Instituição.

A Reitora, durante o discurso, destacou cursos da URCA que passam a integrar o ranking dos melhores cursos do Brasil, como os de Enfermagem e Pedagogia, com 3 estrelas, e o Ciências Sociais, com 4 estrelas, no Guia Cultural da Editora Abril, 2014. Além disso, da conquista por mais um ano do Selo OAB recomenda, para o curso de Direito, que mais uma vez figura entre os 89 melhores cursos do Brasil. São mais de 1.200 cursos na área em todo o País.

Os investimentos que vêm sendo feitos em infraestrutura, melhores condições de ensino e estudo, além de inaugurações previstas, como o Ginásio Poliesportivo, no Campus do Pimenta, em fase de conclusão, e da Residência Universitária, estão entre as obras que em breve passarão a servir diretamente à Universidade, principalmente aos estudantes. Ela ainda ressaltou investimentos para o ano de 2014 em novos projetos estruturantes da Universidade, como a construção do Centro de Artes.

Para Otonite Cortez, a cerimônia de Colação de Grau é um momento importante, porque é um desafio enquanto instituição a formação que ela confere no processo de transformação social. “O conhecimento vem dar respostas às demandas sociais, tecnológicas, culturais e dentro do contexto do desenvolvimento sustentável”, afirma.

A Reitora destacou os avanços científicos e destaque de professores pesquisadores e estudantes da URCA, com a variedade de trabalhos acadêmicos publicados nos âmbitos nacional e internacional. São mais de 60 mil pessoas beneficiadas com as atividades de extensão da instituição. Atualmente, a URCA conta com um quadro de 336 professores efetivos, 12 pós-doutores, 82 doutores e 157 mestres. Há 27 anos, havia apenas um doutor e um mestre na Instituição.

A Reitora enfatizou a aquisição de equipamentos e materiais didáticos, por meio de projetos aprovados pelo Governo Estadual, e, no ano 2014, serão construídas obras nos campi do São Miguel e do Pimenta, além da reforma e ampliação do campus Crajubar. Ainda destacou a renovação da frota de veículos da URCA. O mais novo datava de 2002.

A gratidão e o amor pela URCA, o zelo profissional e condições políticas e cidadãs, além do retorno à continuidade das formações com cursos de pós-graduação, estão entre as recomendações repassadas pela Reitora aos novos formandos. Ela destacou cursos que estão por vir, como o Doutorado em Bioprospecção e o Mestrado na área de Enfermagem. Atualmente estão sendo desenvolvidos quatro doutorados interinstitucionais.

Fonte: Ceará News 7



AddThis