Juazeiro do Norte (CE): Vídeos devem levar à prisão preventiva de Lunga

Depois de ter sido afastado das funções parlamentares, na última terça-feira (10), pela juíza Ana Raquel dos Santos Linard, o ex-presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Antônio de Lunga (PSC), terá que explicar a existência de uma série de vídeos que comprovam a entrega das mercadorias, dias depois de protocolada a denúncia do vereador Danty Benedito (PMN). Segundo informações, o delegado responsável pelas investigações desenvolvidas pela Polícia Civil, Tenório de Brito, conta com provas suficientes para pedir a prisão preventiva do vereador afastado.

A operação que tentou mascarar a ausência dos produtos, comprados com notas frias, durou três dias. No primeiro ato, dia 17 de agosto, o vídeo em poder da polícia mostra o vereador Antônio de Lunga, em companhia de outro homem identificado como Beto, genro do vereador João Borges (PRTB), retirando tudo que tinha no depósito.

No dia seguinte, 18 de agosto, um caminhão 3/4, cor branca, marca Mercedes, com letreiro de “frete”, descarregou as primeiras mercadorias. Nesse dia, chegaram ao depósito os materiais de limpeza e as vassouras. Segundo a denúncia, de iniciativa popular, protocolada na sessão da terça-feira (10), as mercadorias foram adquiridas no “Atacadão”, em Juazeiro do Norte, enquanto que as vassouras vieram de uma empresa com sede em Várzea Alegre.

A tentativa de desmentir a denúncia de compra dos materiais, usando notas frias, teve seu último ato no dia 18 de agosto. Nesse dia, os materiais de escritório chegaram num caminhão da empresa Sodine. A entrega feita pela empresa comprova que a mercadoria não tinha sido comprada e que as notas apresentadas pelo presidente, realmente, são frias.

Há a expectativa de que os depoimentos de Antônio de Lunga e Beto aconteçam nesta terça-feira (17). Caso os dois neguem as acusações, poderão receber voz de prisão. Na última quinta-feira (12), foi a vez do contador identificado como Tibúrcio depor e, segundo informações, ele teria entregado todo o esquema. Outro que já foi convocado para depor foi o representante da empresa Sodine.

O autor dos vídeos não foi revelado por motivos de segurança, mas o fato é que a polícia deve usá-los como prova na investigação. Segundo o delegado Vitor Timbó, as investigações continuam, agora, sob sigilo. Esse teria sido o motivo pelo qual foi preservada a informação da existência dos vídeos, adquirida com exclusividade pelo Jornal do Cariri.

Vereadores colaborando
Sem titubear, após a decretação do afastamento dos vereadores Antônio de Lunga e Ronnas Motos, o presidente interino, Darlan Lobo (PMDB), empossou os suplentes Normando Sóracles (PSL) e Francisco Alberto da Costa (PT).

Depois da posse, a Mesa Diretora aceitou e o plenário aprovou abertura de Comissão Processante contra o presidente afastado. O pedido, de cunho popular, enviado pelo comerciário Antônio Alves da Silva, foi aprovado com apenas uma abstenção. A denúncia pede a cassação do mandato de Lunga, por infração político-administrativa, quebra de decoro parlamentar e ofensa à ética parlamentar. Na quarta-feira (11), os vereadores, reunidos no anexo da Câmara, formaram a comissão que tem como presidente, Sargento Firmino (PRP), a secretária Rita Monteiro (PTdoB) e o relator Tarso Magno (PR).

A comissão tem 90 dias para apresentar o relatório. Até lá, Antônio de Lunga deve ficar afastado das funções parlamentares.

Fonte: Jornal do Cariri



AddThis