Crato (CE): Bispo presta depoimento em inquérito que investiga estelionato e agiotagem

O bispo diocesano de Crato, dom Fernando Panico, foi ouvido na tarde de hoje pela delegada Lorna Aguiar, responsável pelo inquérito policial que apura denúncias de estelionato e agiotagem apresentadas pelo Ministério Público em desfavor da Diocese.

O depoimento durou cerca de três horas. O representante da Santa Sé chegou acompanhado da assessoria jurídica da diocese por volta do meio dia e permaneceu na sala da delegada, onde foi ouvido, a maioria do tempo em que esteve na regional de policia. De lá saiu por volta das três da tarde. O bispo não falou com os jornalistas presentes ao local. Também não foram oferecidos maiores detalhes sobre o depoimento prestado pelo bispo à polícia.

O escrivão Mario Gomes, que acompanhou o depoimento do religioso, limitou-se a informar que “em relação à continuação do pagamento dos aluguéis, após a venda dos imóveis, o bispo informou que estes teriam sido acordados com os antigos inquilinos”.

Pelo menos 10 inquilinos das 65 casas vendidas já teriam prestado depoimentos a policia. Outros religiosos suspeitos de participação no esquema fraudulento também já teriam sido ouvidos pela delegada que preside o inquérito.

Os imóveis comercializados, casas e prédios comerciais, estão localizados em varias ruas, inclusive no centro do Crato. No mês passado, através de uma Nota encaminhada pela Diocese, o pároco Edmilson Neves, administrador da igreja Matriz da cidade, chegou a afirmar que as negociações para venda dos imóveis alugados teriam sido feita por um assessor da Igreja, sem o consentimento de dom Fernando.

A nota também informava que as negociações em torno da venda dos imóveis teriam sido canceladas e que todo o patrimônio retornaria a posse da diocese. O documento foi assinado, a época, pelo próprio bispo dom Fernando Panico e por outros diáconos que lhe assessoram no comando da diocese.

Conforme assessores da Igreja em Crato, na próxima semana o bispo deverá convocar uma coletiva junto a Imprensa para prestar esclarecimentos sobre o depoimento prestado à polícia.

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis