SAMU terá 40 ambulâncias para atender o Cariri

A implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU 192 em Juazeiro do Norte está cada vez mais próximo da realidade. O prefeito Raimundo Macedo informou que pretende iniciar, em breve, a reforma e adaptação do prédio onde funcionou a Usina José Bezerra para se tornar a sede do mesmo. Disse mais que as ambulâncias deverão estar chegando entre os meses de outubro e novembro num total de 40 destinadas a atender toda a região do Cariri.

Dentre estas, modernas UTIs Móveis e Raimundão adiantou que está lutando para que o serviço já comece dispondo de um helicóptero para salvamentos em situações mais críticas e em locais de difícil acesso via terrestre. Trata-se de uma parceria do município com os governos estadual e federal, sendo que a reforma do espaço na área central de Juazeiro terá confortáveis alojamentos para acolher os profissionais das equipes de plantão.

O SAMU atende urgência e emergência em residências, locais de trabalho, vias urbanas e rurais e rodovias. O socorro começa com a chamada pelo 192 que é passada para um médico o qual inicia o atendimento orientando sobre as primeiras ações. Além do motorista, a ambulância conta com auxiliar de enfermagem e socorrista, enquanto a UTI Móvel possui médico e enfermeiro. Estes já avisam ao hospital mais próximo sobre o caso em nome rapidez no tratamento. O serviço atende as ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental.

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis