Crato (CE): Primeira fase de beatificação de Benigna é concluída

A primeira fase do processo de beatificação da jovem Benigna Cardoso da Silva será encerrada hoje (21), durante solenidade marcada para as 8h30, no Auditório Monsenhor Rubens Gondim Lóssio, anexo à Igreja da Sé Catedral do Crato. É a primeira vez que a Diocese do município encerra um processo de beatificação desde que foi criada, há mais de 100 anos.

A investigação entrará na fase romana do processo de beatificação. Um tribunal será nomeado pela Santa Sé, através da Congregação para a Causa dos Santos, formado por peritos, legistas e especialistas em Direito Canônico, para que os documentos sejam novamente avaliados.

Nos documentos a serem encaminhados ao Vaticano, constam Depoimentos de pelo menos 12 pessoas contemporâneas à jovem assassinada anexados.

O material, disposto em três urnas, será lacrado após juramento e lavratura de atas. Uma cópia do inquérito eclesiástico permanecerá na Diocese, enquanto outras duas serão remetidas à Congregação para a Causa do Santos, da Cúria Romana.

Com a confirmação das apurações, a Congregação lança o documento Positio, que afirma o grau de virtudes. Se o martírio for constatado, não é necessária a comprovação de um milagre. A jovem poderá ser a primeira beata do Ceará. Benigna tinha 13 anos quando foi assassinada ao defender a sua castidade.

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis