Juazeiro do Norte (CE): 80 mil em procissão à Mãe das Dores

O dia é de louvor à ´Mãe das Dores´. Os romeiros de todo o Nordeste se preparam para a emoção da despedida da padroeira da terra do ´Padim´, depois de vários dias em romaria nos templos católicos e ruas de Juazeiro do Norte. A procissão, na noite de ontem, com a imagem da santa pelas principais ruas da cidade, encerrou o cortejo, com a bênção do santíssimo e show pirotécnico em louvor à Nossa Senhora das Dores, na Praça do Romeiro, em frente à Basílica Santuário. A estimativa de público, conforme a administração da Basílica, é de que mais de 400 mil pessoas tenham passado pela cidade durante os festejos. Mais de 80 mil estiveram, ontem, no encerramento da festa, lotando a praça e ruas em volta. Mais uma vez, a cidade se enfeitou para dar graças, num verdadeiro espetáculo de fé.

Carros
O momento emocionante anterior foi a Procissão dos Carros, no sábado à tarde, na qual os romeiros enfeitam os veículos em homenagem à Nossa Senhora. O evento acontece todo ano. Os carros mais bem enfeitados são premiados durante a despedida dos romeiros, ocorrida hoje ao meio-dia.

O maior número de fiéis chegou à cidade nesta semana, desde que foi iniciada a romaria no último dia 10. Ônibus, caminhões e vans não deixaram de chegar até ontem de manhã e no início da tarde, para o final das comemorações. A despedida do romeiro aconteceu ao meio-dia, com a bênção dos objetos, na própria Basílica.

"É um momento de grande alegria e estou muito emocionada de estar aqui, em mais um ano, na terra do Padre Cícero e da ´Mãe das Dores´", diz a romeira da cidade de Boca da Mata, em Alagoas, Josefa Odete Izidro. Ela vem mais de uma vez ao ano em Juazeiro e prefere estar presente nas maiores romarias. Dessa vez, não fez promessa, mas veio corresponder às graças alcançadas por meio de sua santa de devoção. A presença em massa de alagoanos é característica dessa romaria.

Pelas ruas do Centro, desde a Padre Cícero, Alencar Peixoto, passando pela São Pedro e Praça do Romeiro, no final da noite, ecoavam milhares de vozes num viva à ´Mãe das Dores´. Foram cantos e louvores direcionados a uma das santas mais festejadas do Nordeste brasileiro.

De acordo com o pároco da Basílica, Joaquim Cláudio, essa crença se fortaleceu mais ainda com o Padre Cícero, que era um devoto da ´Mãe das Dores´. Uma das mudanças que favoreceram a mobilidade neste ano está relacionada à desobstrução das principais ruas, com a retirada dos feirantes, facilitando o tráfego de veículos e de romeiros, principalmente no entorno da matriz.

O trabalho foi desenvolvido por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com cadastramentos dos vendedores e transferência para o Mercado dos Romeiros, o conhecido "Centro de Apoio". Para o aposentado Suetônio Félix de Freitas, a mudança de parte do comércio foi uma das diferenças notadas durante essa romaria. "Foi bem mais fácil de transitar pela cidade e chegar a locais como o Horto", diz ele.

Exposições
As diversas manifestações das artes nas praças, além de lojas, mobilizam os romeiros para conheceram o comércio da cidade, que neste período fatura mais. No Cariri Garden Shopping, segue a exposição sobre ´História das Procissões´. A mostra vai até o dia 22 de setembro, em parceria com o Memorial Padre Cícero. Fotos das principais romarias da cidade, como de Nossa Senhora das Candeias, uma das mais belas, que acontece no mês de fevereiro; a de Finados, em novembro; e também a de Nossa Senhora das Dores, além da procissão das flores, na comemoração do aniversário do Padre Cícero, foram expostas, tendo um carro-andor em homenagem à padroeira da cidade.

A festa da padroeira marca do começo do ciclo das grandes romarias. No dia 29 de outubro será iniciada a romaria de Finados. Sem o tradicional cortejo das procissões que arrastam multidões, é a maior do ano, seguida apenas pela festa "Mãe das Dores´. É tratada como a romaria da Esperança e o período em que o túmulo do Padre Cícero é mais visitado, na Capela do Socorro, além de grande visitação no Santuário dos Franciscanos.

Mais informações
Secretaria de Cultura e Romaria de Juazeiro do Norte
Rua Santo Agostinho, S/N
Centro - Cariri
(88) 3512.3380 / 3511. 1999

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis