Juazeiro do Norte (CE): Devotos se despedem da romaria de N. Sra. das Dores

Os devotos de Nossa Senhora das Dores de todo o Nordeste aguardam o grande dia. Hoje, a partir das 17 horas, a procissão com mais de 80 mil pessoas sai às ruas da cidade de Juazeiro do Norte para louvar à santa, no cortejo de encerramento da Romaria da "Mãe das Dores".

A festa abriu o calendário do ciclo das grandes romarias na cidade, com mais de 400 mil pessoas, segundo estimativa da igreja. Desde o último dia 10, romeiros começaram a chegar na cidade. Ao meio-dia, será realizada a tradicional missa de despedida dos romeiros, dentro da programação da festa, momento em que acontece a bênção dos objetos, com comoção do público, que lota às dependências da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores.

A grande quantidade de romeiros do Estado de Alagoas chama a atenção. Segundo o pároco da Basílica, Joaquim Cláudio, é muito comum durante esta romaria a presença dos alagoanos por toda a cidade. Além da própria Basílica Santuário, o Horto, Santuário dos Franciscanos, Capela do Socorro e Salesianos, durante a época de romarias são locais que passam a ser os principais pontos de peregrinação dos romeiros do Padre Cícero e da "Mãe das Dores".

Há vários anos vindo a Juazeiro do Norte, a romeira Maria José dos Santos, afirma que já alcançou muitas graças e vir ao local é sempre um motivo de alegria. "Essa é uma terra abençoada", diz. Já a pernambucana, Cecília Maria de Sousa, aproveita para fazer a peregrinação pelas principais igrejas, e se possível, participar das celebrações, além de pagar promessas. "É sempre uma grande alegria poder estar aqui. Uma oportunidade que temos de rezar e pedir por dias melhores na nossa vida, com saúde", afirma.

Comércio
Mas há aqueles que chegam à cidade e se surpreendem com o grande comércio informal existente. Os preços são motivo de reclamações por parte de alguns visitantes, a exemplo da dona de casa Miracema da Silva Araújo. Ela reclama e diz que falta melhor qualidade também nos serviços. Teve que mudar da pousada em que estava, para um hotel da cidade, de última hora, em virtude das péssimas condições de hospedagem. Veio a Juazeiro pela primeira vez, como visitante, acompanhada do marido, o aposentado Gilberto Araújo da Silva. Para ele, deve haver melhores condições de comercialização. A falta de opções de compras com cartões de crédito chamou sua atenção. "Em Alagoas até em serviços de transporte de cargas há essa opção de pagamento", reclama.

A romaria de Nossa Senhora das Dores é a mais festejada da cidade. Aberta no último dia 1º, com carreata pela cidade, missa solene e hasteamento das bandeiras dos estados nordestinos, deu novo tom a Juazeiro, com a fé dos peregrinos. A organização para os festejos foi iniciada em julho deste ano, com a operação romeiro. A grande mudança veio com as barracas que foram praticamente todas alocadas no Centro de Apoio aos Romeiros, após a Basílica de Nossa Senhora das Dores. A mudança causou estranhamento para os romeiros, que costumavam frequentar as feiras no final das ruas São Pedro e Padre Cícero, próximo da matriz.

A dona de pousada e casa de artigos religiosos,Marlene Rodrigues, diz que esse é o momento de comemorar, com a vinda de romeiros de todas as partes do Nordeste.

Movimentação
"É o período de maior movimentação e os comerciantes de vários estados estão aqui para ganhar dinheiro", diz ela. Esse ano, mesmo tendo lotação da pousada esgotada, até pela boa localização ao lado da Basílica, ela espera vender bem, já que a feira foi retirada da rua. "Só vou poder saber mesmo como foi, no final da festa, porque ainda não tive a experiência de comercializar sem os feirantes na rua", avalia Malene..

Ontem, centenas de veículos, entre caminhões, topiques, carros de passeio e ônibus, saíram em buzinaço pelas ruas do centro, para a tradicional procissão dos carros, evento criado com a participação dos próprios fiéis, para homenagear a padroeira e agradecer a receptividade ao povo de Juazeiro. Os carros recebem ornamentação especial, um colorido de festa, com as imagens do Padre Cícero e da santa padroeira.

Nesta procissão, em especial, os romeiros aproveitam para retribuir à população local com bombons. Crianças e adultos aguardam nas ruas para juntar os mimos ofertados. Na última sexta-feira, também foi realizada a procissão dos carroceiros. Animais com enfeites levam junto as famílias dos trabalhadores. Em relação aos anos anteriores, houve uma redução na quantidade de participantes, por haver número bem menor desses profissionais na cidade.

Surpresa
De acordo com o pároco, tem surpreendido a quantidade de pessoas que chega em Juazeiro desde o começo da semana. Uma das grandes preocupações este ano, mais vez, é relacionada à segurança. Postos policiais foram instalados na cidade. O efetivo da Policia Militar reforçado. Foram cerca de 300 homens, mais a Guarda Municipal. Também foi solicitada à instalação de um posto policial na Praça do Romeiro, para facilitar o registro das queixas.

Outra grande preocupação foi quanto à retirada dos vendedores das ruas para evitar congestionamentos e promover maior organização da festa, desocupando principalmente a área da externa da Basílica, onde aflui maior número de pessoas durante a semana. Todos foram encaminhados para o Centro de Apoio aos Romeiros. Mesmo não tendo espaço para todos nos boxes, ainda foram instaladas barracas nas laterais do espaço.

Mais informações
Secretaria de Cultura e Romaria de Juazeiro do Norte
Rua Santo Agostinho, S/N
Centro - Cariri
Telefone: (88) 3512.3380

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis