Crato (CE): Caminhada pede o fim da violência contra o idoso


Na manhã da última segunda-feira, 15, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social- CREAS e Centro de Referência da Assistência Social- CRAS, e o Serviço Social do Comércio – SESC, percorreram as principais ruas do centro do Crato, com faixas e cartazes, para pedir o fim da violência contra o idoso.

A caminhada fez parte da programação da Campanha Municipal “É para o meu bem-nefício”, que segue com as atividades até o próximo dia 19. Estão previstas ainda, palestras, rodas de conversas e ações educativas com o objetivo de conscientizar a população com relação a esse tema, infelizmente tão presente em nossa sociedade.

De acordo com a diretora da Proteção Social Especial da SMTDS, Adriana Lacerda, a caminhada foi para celebrar a data, mas a luta pelo fim da violência é diária. “Desde o dia 8 que realizamos ações que tem  como objetivo principal o combate a violação de direitos. Vamos mostrar que não só dentro dos equipamentos de prevenção e proteção fazemos nosso trabalho, acompanhamos diversos públicos, e a campanha não para”, ressalta Adriana.

Nesta quarta-feira, 17, às 17 horas, próximo a Urca acontecerá uma blitz com todos os equipamentos da assistência e a presença da população.


O dia 15 de junho foi instituído o dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo ao instituir a data foi levantar as discussões e reflexões acerca do tema, a fim de garantir o envelhecimento de forma saudável, tranquilo e com dignidade.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, a população brasileira vive um processo de transformação em suas características demográficas, que se dá devido ao crescimento significativo das pessoas com mais de 60 anos - em especial do subgrupo de mais de 80 anos. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, existem quase 20 milhões de pessoas idosas no país, o que representa 11% da população.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook






Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis