Dieta rica em frutas e verduras aumenta a fertilidade

Uma alimentação rica em frutas e vegetais pode aumentar as chances de ter um bebê. É o que diz um estudo apresentado durante o encontro anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, realizado em Lisboa, entre os dias 14 e 17 de junho.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores selecionaram 1 134 pessoas, que preencheram um questionário sobre hábitos alimentares e estilo de vida. Do total, um terço dos homens e mulheres foram classificados como inférteis, já que estavam tentando engravidar há um ano, mas sem sucesso. Os demais tinham tido um filho recentemente.

Os resultados mostraram diferenças claras entre as dietas dos dois grupos. O consumo regular de frutas, vegetais e leguminosas foi associado com níveis mais altos de fertilidade. Não fumar e o baixo consumo de álcool também se mostraram fatores determinantes para a concepção.

Cerca de 44% dos homens férteis comiam frutas e vegetais diariamente, em comparação com apenas 34% daqueles com dificuldades de concepção. Os voluntários que tinham acabado de ter filhos também comiam mais ovos, enquanto as mulheres comiam mais feijões, vegetais e frutas, em comparação com aquelas que ainda estavam tentando engravidar

Não houve diferença quanto ao consumo de cereais, carne vermelha, aves e peixes entre os dois grupos. Homens e mulheres que tinham dificuldade de ter filhos, porém, consumiam maior quantidade de bebidas alcoólicas e tinham maior propensão ao fumo.

Andrea Salonia, pesquisador do hospital San Raffaele, em Milão, e principal autor do estudo, classificou estas diferenças como marcantes. Segundo ela, o consumo de frutas e vegetais pode ser particularmente bom para a fertilidade masculina porque esses alimentos possuem compostos considerados protetores contra danos ao esperma. Já alguns minerais como zinco, encontrado em feijões e vegetais, e selênio, presente no ovo, ajudam a manter os níveis de testosterona altos.

Para mulheres, os feijões, as nozes e as leguminosas são uma rica fonte de ferro, ácido fólico e vitamina B12. Estas substâncias desempenham um papel importante para o desenvolvimento do óvulo e também na ovulação.

Eugenio Ventimiglia, coautor do estudo, afirmou que pessoas que comem muitas frutas e vegetais tendem a ingerir menos alimentos gordurosos e isso favorece um corpo mais saudável. Além disso, os resultados mostraram que as mulheres aderem melhor à uma alimentação saudável, em comparação com os homens. "Quanto mais saudável os pacientes, maiores as chances de engravidar", disse Ventimiglia ao Daily Mail.

Fonte: Veja

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis