Juazeiro do Norte (CE): Secretaria de Saúde nega surto de meningite no Município

Um caso de meningite foi diagnosticado em Juazeiro do Norte, segundo a técnica em Vigilância, Anaile Montezuma. Trata-se de um jovem que mora no bairro Betolandia, que contraiu a doença na forma viral. Ela acrescentou que uma mulher, residente no mesmo bairro, apresenta sintomas semelhantes e a Secretaria de Saúde já cuidou de coletar o líquido para realização do exame. Quanto a duas crianças que passaram por Juazeiro, não fazem parte da estatística local já que vieram de Caririaçu e Assaré.

Sobre a morte de um aposentado no bairro Salesianos, Anaile observou que este caso de meningite entrou para a estatística do município por ter dado o endereço de uma filha sua que aqui residente, apesar de ser de Ouricuri (PE). Já a Secretária de Saúde, Marcleide Nascimento, reforçou que não existe motivo para pânico negando a existência de um surto de meningite no município e sim casos isolados da doença. Ela recomenda que, se houver contato com um paciente acometido de meningite, deve ser notificado, imediatamente, para a vigilância epidemiológica fazer o bloqueio na base da medicação e não com vacina.

É que, nos últimos dias, vem ocorrendo uma intensa procura por vacina contra meningite e a secretária explica que o Ministério da Saúde não disponibiliza a mesma para adultos. Na maioria dos casos, não tem indicação de vacina e sim profilaxia com antibiótico. Acrescentou ainda que a vacina destinada a um tipo de meningite é disponível apenas para crianças. Fora isso, somente com a prescrição medica que justifique a solicitação ao Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) em Fortaleza, a fim de que esta seja liberada.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis