Cidades do interior contarão com reforços dos Bombeiros

Um total de 12 cidades do Interior do Estado passam a contar com reforço do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. Ontem, foram formados mais 243 novos soldados da corporação, em ato presidido pelo governador Camilo Santana, no Centro de Eventos do Ceará.

Além de Fortaleza, o efetivo será destinado para as cidades Horizonte, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Guaramiranga, Aracati, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Iguatu, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Crateús e Tauá. Com isso, o número do contingente de bombeiros duplicou em todo o Estado.

O problema da deficiência dos Bombeiros no Interior do Ceará já havia sido denunciado pelo Diário do Nordeste. Na edição do dia 17 de abril deste ano. Mostrou-se que um incêndio, ocorrido no dia 10, revelou a vulnerabilidade dos equipamentos públicos e particulares para debelar até mesmo os focos de incêndio. O fogo destruiu uma fábrica de tintas.

Ontem, o governador Camilo Santana reconheceu a fragilidade da segurança pública em todo o Estado, mas ressaltou que muito se fez durante os cinco primeiros meses de seu mandato. Ele lembrou que, além de aumentar o efeito da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, também investiu R$ 5 mil em equipamentos e assinou decreto que agiliza as promoções de praças e oficiais.

Durante a solenidade, estiveram presentes, além de outras autoridades, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, do comandante geral dos Bombeiros, coronel João Carlos de Araújo Gurgel, o comandante da 10ª Região Militar, general-de-divisão Freitas Gomes.

Emoção
A formatura marcada pela emoção, principalmente quando os novos integrantes da corporação receberam os cumprimentos de padrinhos e madrinhas presentes à solenidade.

A programação teve início com a entoação do Hino Nacional. Em seguida, o governador fez revista da tropa. Também houve destaque aos primeiros colocados do curso de formação, Paulo Victor Silva Moraes, Igor Vidal Lemos e Jean de Araújo Holanda Guerra; o juramento feito pela nova bombeira soldado Lys Filincowsky Ribeiro; e a palavra do orador da turma, Gutemberg Santos Alves.

Esta é a primeira posse de novos profissionais para os Bombeiros após um hiato de seis anos. A última turma a entrar para a corporação foi também para o cargo de soldado, com cerca de 270 profissionais formados em agosto de 2009. Outra turma para os Bombeiros está em formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), desta vez para tenentes.

Camilo Santana lembrou que a incorporação de novos bombeiros ao sistema de segurança pública é mais uma ação do Programa Ceará Pacífico, que objetiva atuar no combate à violência integrando à segurança ações em áreas como a assistência social, saúde, esporte e cultura. Os investimentos congregam, ainda, o reforço nos efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense.

"Sabemos que o Ceará é conhecido mundo afora como a Estado da Luz. No entanto, queremos que também seja conhecido como o 'Estado da Paz'", afirmou o governador.

Santana lembrou que os novos bombeiros vão suprir uma carência sensível no Interior, tanto os municípios da Região Metropolitana, como os mais distantes da Capital, como Juazeiro e Crato.

Viaturas
Em abril deste ano, o governador Camilo Santana entregou onze novas viaturas ao Corpo de Bombeiros, sendo seis do tipo Auto Bomba Tanque (ABT), duas Auto Tanque (AT) e três de Auto Salvamento (AS).

Os novos equipamentos foram distribuídos para Fortaleza, Juazeiro do Norte, Iguatu, Crato, Limoeiro do Norte e Sobral. O Raio e o Batalhão de Divisas também recebem, recentemente, 48 motos e duas caminhonetes e seis viaturas, respectivamente.

Curso de Formação Profissional constitui a terceira etapa do Concurso Público para ingresso no cargo de soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM-CE) e visa complementar a seleção dos candidatos aprovados na primeira e segunda etapa, propiciando o desenvolvimento e aprimoramento da aprendizagem dos soldados.

Iniciado em 13 de outubro de 2014, o curso de formação profissional teve duração de sete meses e uma carga horária de 1.020 horas/aula formatadas com base na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (Senasp/MJ). Neste período, os alunos participaram de instruções teóricas e práticas.

A grade curricular do Curso de Bombeiros contou com disciplinas como Sistema de Segurança Pública no Brasil, Psicologia das Emergências, Fenômeno da Violência, Ética, Direitos Humanos, Fundamentos de Direito Ambiental, Legislação da Controladoria Geral de Disciplina, Atendimento Pré-Hospitalar, Prevenção e Combate a Incêndio, Salvamento em Altura, Terrestre e Aquático, dentre outros componentes curriculares fundamentais para o desempenho das missões do bombeiro militar no Estado.

Camilo Santana também anunciou o reforço militar de Juazeiro do Norte com a equipe do Raio, a partir do mês de julho próximo.

Mais informações
Corpo de Bombeiros Militar do Ceará
Rua Oto de Alencar, 215 - Centro 
Telefone: (85) 3101-2211
Fortaleza

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis