Juazeiro do Norte (CE): Precariedade e baixos salários motivam paralisação de transporte coletivo

A precariedade no sistema de transporte coletivo urbano, em Juazeiro do Norte, fez com que motoristas e cobradores paralisassem suas atividades durante o dia de hoje. Eles exigem que melhoria nas condições de trabalho e aumentos de salários sejam garantidos e pretendem acionar o Ministério Público, para que haja uma negociação.

As duas empresas principais de coletivo na cidade, a Lobo e a São Francisco, há vários anos atuando na cidade, também são alvo de reclamações constantes por parte dos usuários, por não terem condições de circularem na cidade e os veículos estarem sucateados. A falta de horário regular de algumas linhas e da cobertura em outras também dificulta a vida da população que reside principalmente nos bairros mais distantes. Além dos estudantes das universidades Federal do Cariri e faculdades privadas que se sentem prejudicados.

Hoje pela manhã, a população foi pega de surpresa e ficou sem o transporte. As pessoas que tiveram que se deslocar sentiram dificuldades. Os trabalhadores da empresa Lobo, decidiram, ainda pela manhã, caminharem da empresa até o Ministério Público em protesto. Conforme o sindicato da categoria, o objetivo seria abrir possibilidade de negociação. O transporte coletivo urbano em Juazeiro do Norte vem sendo motivo de um intenso debate nos últimos anos.

No mês passado, foi realizada audiência pública provocada pela precariedade dos transportes. Há cerca de dois anos uma audiência foi realizada na cidade com essa mesma finalidade e praticamente nada mudou no que diz respeito a melhoria no transporte da cidade. O debate inicialmente foi provocado pelo Ministério Público e desta vez a sociedade decidiu denunciar e cobrar de forma efetiva uma ação do poder público.

A Secretaria de Segurança Pública da cidade realizou a audiência no intuito de ouvir a população quanto às principais questões que afligem os usuários do transporte coletivo. Segundo o coronel e secretário Herdez Antonio de Miranda, a pretensão foi reunir os usuários deste serviço e poder destacar todos os pontos considerados críticos para que sejam estudados e solucionados num menor espaço de tempo possível. Até o momento não foi divulgado o resultado dessa audiência nem o que deverá ser melhorado.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

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