Juazeiro do Norte (CE): IV Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero mobiliza pesquisadores do Brasil e exterior

A Universidade Regional do Cariri (URCA) abriu o mais importante evento de debates sobre o sacerdote mais polêmico e popular do Brasil, no IV Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero. Foram de anos, após três edições. Desta vez, a pergunta é “E... onde está ele?”, que vem dar continuidade aos estudos realizados nos dois primeiros eventos sobre o sacerdote, romeiros, beatos e a dinâmica regional e da cidade de Juazeiro do Norte, a arte, a cultura, o social e o político.

O evento foi aberto pela Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, que destacou a importância da Universidade na contextualização e promoção desse espaço para estudos, além da própria Diocese do Crato, parceira na realização, juntamente com o Geopark Araripe.

O simpósio entra para sua fase final de realização, encerrando atividades próxima sexta-feira, com a presença de nomes relacionados aos estudos do catolicismo popular e religiosidade, como Luitigarde Barros, da Unidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), há mais de 40 anos realizando estudos na área, a pesquisadora norte-americana, Candace Slater, que por vários anos morou no Horto e realizou pesquisas sobre o romeiro, além de Marcelo Camurça, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os escritores e pesquisadores, Renato Casimiro e Daniel Walker, entre outros estudiosos da URCA, como as professoras doutoras Renata Marinho Paz e Paula Cordeiro, entre outros docentes.

O simpósio contou em sua abertura com os representantes do legislativo federal, deputado Arnon Bezerra, e dos prefeitos de Crato e Juazeiro do Norte, com as secretárias de Cultura dos respectivos municípios apoiadores; a vice-prefeita de Barbalha, Maria Betilde, direção da Fundetec e Pró-reitores da URCA. A Reitora destacou os importantes eixos temáticos que estão sendo debatidos pelos participantes do simpósio, como o Contexto Histórico, Os personagens, A Beata Maria de Araújo e, no dia 21, último dia de realização, Padre Cícero e o Cariri, onde haverá análise da relação do Padre Cícero com a região do Vale do Cariri no espaço e no tempo.

Reitora destaca Padre Cícero como principal agente de transformação de Juazeiro
A Reitora Otonite Cortez ainda destacou o Padre Cícero como principal artífice de transformação de Juazeiro do Norte. Segundo ela, a pergunta feita para o simpósio está voltada para a busca de conhecer o principal personagem que transformou a história da região. “O Padre Cícero está no Vaticano aguardando a reabilitação e beatificação pela Igreja Católica?”, questiona. Conforme Otonite, o simpósio poderá dar um direcionamento para essa pista.

O Governo do Estado, Cid Gomes, mesmo sem poder comparecer ao evento, desejou pleno êxito aos trabalhos e sucesso aos participantes, destacando que o “Patriarca do Juazeiro está, hoje, no coração do povo nordestino – em especial, dos cearenses”, disse ele. Além disso, afirmou que a realização do simpósio vem emprestar o merecido relevo a uma das figuras mais representativas da cearensidade, por sua fé, coragem, e pela determinação com que enfrentou os mais ingentes desafios.

O bispo diocesano do Crato foi representado pelo padre José Vicente Alencar da Silva, Vigário geral da Diocese. Ele transmitiu mensagem de Dom Panico, que se encontra em Roma, e disse que o evento é uma oportunidade de refletir sobre o Padre Cícero, presente na vida de milhares de pessoas, principalmente nos sertões nordestinos, extrapolando os limites da religiosidade.

Programação acontece no campus Crajubar e lançamentos ocorrem no Cariri Garden Shopping
A programação do simpósio decorre no campus Crajubar da URCA, em Juazeiro do Norte, com as palestras, mesas redondas, oficinas, conferências com grandes estudiosos, além de uma extensa programação cultural, lançamentos de livros, que acontecem no Cariri Garden Shopping, parceiro do evento, além de uma feira dos municípios, com exposição de artigos com artesanatos e homenagens. Nesta quinta-feira, serão homenageados durante o evento 30 pesquisadores e estudiosos do Cariri.

“No nosso entendimento, o Padre Cícero está como referência na religiosidade popular presente no Nordeste, nas práticas de sociabilidade dos habitantes de Juazeiro. Enfim, em muitos lugares materiais e imateriais. Esse simpósio debate tudo isso e traz como novidade várias áreas do conhecimento. Não ficamos restritos a antropologia, filosofia e sociologia, mas convidamos também a ciência política”, frisa a Otonite.

Irmã Annette é presidente de Honra do Simpósio Internacional
A irmã Annette Dumoulin, considerada a 'mãe dos romeiros', abriu o evento com conferência sobre o tema central 'Padre Cícero, “E...onde esta ele?”. A religiosa é presidente de honra do evento e destacou o protagonismo dos romeiros. “Sem a teimosia deles, a fé que move as montanhas, não estaríamos aqui”, disse ela, ao fazer uma proposta e ao mesmo tempo um apelo pela luta em favor do trasporte pau-de-arara, proibido pelo código de trânsito e que contou com uma fiscalização mais rigorosa neste ano de romarias. “Aqui nós temos pessoas que normalmente não deveriam ser apaixonadas pelo Padre Cícero, a favor ou contra a reabilitação. São pesquisadores. Pessoas que querem procurar a verdade e é impressionante se ter quatro simpósios internacionais sobre ele”, ressaltou.

O primeiro simpósio internacional sobre o Pe. Cícero aconteceu em 1988 e refletiu sobre o Padre Cícero e os romeiros de Juazeiro do Norte; o segundo aconteceu em 1999 e falou sobre Juazeiro do Padre Cícero e a Beata Maria de Araújo: um contexto de milagre; no terceiro, realizado em 2004, o tema debatido foi Padre Cícero do Juazeiro: E… quem é ele?

O encerramento do simpósio será na próxima sexta-feira, das 14 horas às 16h30, com sínteses dos professores Renato Casimiro, José Gonçalves Gama e Maria do Carmo Pagan Forti, além da presidente de honra, Annette Dumoulin. A partir das 16h30, acontece caminhada cultural.

Informações:
Universidade Regional do Cariri (URCA)
Telefones: (88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617

Assessoria de Imprensa/URCA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis