Controlar gastos será o foco do próximo governo

A equipe de transição do Governo do Estado se reuniu ontem, pela primeira vez, para analisar os dados da gestão Cid Gomes. O governador eleito do Ceará, Camilo Santana, e os demais membros do grupo receberam, no Palácio da Abolição, técnicos de três pastas: Secretaria da Fazenda, de Planejamento e Gestão e da Controladoria Geral do Estado. Para a próxima vice-governadora do Estado, Izolda Cela, a ordem para o primeiro ano de governo é economizar nas contas públicas devido à redução de repasses da União.

Nas próximas duas semanas, a equipe de transição se reúne três vezes por dia, cada uma com uma secretaria específica, para ficar a par dos números do governo. Hoje o encontro será com a Secretaria das Cidades, Secretaria do Esporte e Secretaria do Turismo. Todos as reuniões estão acontecendo no próprio Palácio da Abolição.

Em entrevista concedida à imprensa, Izolda Cela fez elogios à saúde financeira do Estado, mas ponderou que o momento exige alerta por conta da queda das transferências do Governo Federal. "Nesses dois ou três anos mais recentes, o orçamento público do Estado e dos município tem sofrido mais apertos, ajustes, a diminuição das transferências do Governo Federal tem sido significativa. Uma nova gestão se inicia com todo aquele alerta de atenção, controle, de fazer caixa", justifica.

Em relação às despesas com pessoal, tema que foi tratado ontem durante encontro com os técnicos da Secretaria do Planejamento e Gestão, a futura vice-governadora ressalta que a próxima gestão só gastará estritamente o necessário, já que as despesas, embora dentro do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, ainda são altas.

"Temos um crescimento muito grande, nos últimos anos, do comprometimento com o pessoal e isso tem explicações muito justas que dizem respeito à melhoria dos serviços, realização de concursos públicos em áreas que historicamente clamavam por isso, a melhoria de salários, implementação de plano de cargos". E completa: "Agora tudo isso tem um preço. Iniciamos a próxima gestão com essa área sob controle".

Concurso
Questionadas sobre o cumprimento de promessas referentes a concurso público, como para professores da Universidade Estadual do Ceará, Izolda Cela prega cautela. "Essas questões relacionadas aos concursos e prioridades vão ser analisadas na sequência da apresentação para ver o que pode ser cumprido".

De acordo com a próxima vice-governadora, todo o material levantado durante a transição será usado como subsídio para que os novos gestores deem continuidade aos principais projetos de cada pasta e tenham ciência sobre desafios e limites das áreas do governo. "É importante que as pessoas assumam as lideranças nas setoriais com um quadro bem mais sistematizado, sabendo as potencialidades, limites e principais projetos", aponta.

Izolda Cela também faz questão de afirmar que ainda é cedo para fazer um diagnóstico mais consolidado da atual gestão e detalhar como atuará o governo seguinte, mas reforça que a ideia central é controle de gastos. "Penso que a palavra de ordem não poderia deixar de ser o controle, atenção, a grande mobilização do próximo governo, principalmente no primeiro ano, para fortalecer o caixa, porque aquilo que se exigirá mais recursos precisa desse controle de despesas ao longo do primeiro ano".

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis