Café com leite, iogurte com cereais: confira 5 combinações de alimentos que detonam a saúde e a dieta


Alguns alimentos costumam ser consumidos juntos, seja pelo sabor ou pelo hábito cultural. Entretanto, apesar de deliciosos juntos, algumas combinações podem ser verdadeiras bombas para a saúde e para a dieta.

Isso acontece, pois os nutrientes de um alimento podem interferir na absorção ou na ação da composição de outros. Quer entender melhor? Confira alguns exemplos:

Café com leite: par perfeito no quesito sabor, o café com leite não se sai tão bem quando o assunto é nutrição. Isso, pois para que o cálcio do leite seja absorvido pelo corpo, ele precisa de vitamina D, mas o café mexe com o aproveitamento de tal vitamina. A dica é diminuir o café e caprichar no leite.

Refrigerante com queijo: o fosfato contido nos refrigerantes também inibe absorção de cálcio pelo organismo. Além disso, a bebida costuma ser rica em açúcares; enquanto os queijos, principalmente amarelos, contêm muita gordura.

Cereal com iogurte ou leite: a combinação clássica do café da manhã pode não ser tão saudável assim. Isso, pois os cereais integrais costumam prejudicar a absorção do cálcio contido nos derivados de leite. Para que não aconteça, prefira consumi-los com frutas.

Leite e carne: achou a combinação estranha? Pode até parecer, mas o leite faz parte da composição do queijo; que, por sua vez, acompanha perfeitamente a carne. O problema é que o corpo usa muito cálcio para digerir as proteínas, o que atrapalha sua absorção.

Beterraba e carne: pensando em almoçar uma saladinha com carne? Se entre os vegetais estiver a beterraba, é melhor reconsiderar. O oxalato presente no alimento diminui a absorção do ferro contido na carne.

Fonte: iTodas



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis