Por que focas estão estuprando pinguins em ilha do Oceano Índico?

Um fenômeno bastante estranho está intrigando os pesquisadores na Ilha de Marion, localizada no Oceano Índico, a sudeste da África do Sul: naquela região, os pinguins-reis estão sendo abusados sexualmente por focas.

“No âmbito humano, isso seria chamado de ‘estupro’”, declarou o cientista sul-africano Ryan Reisinger, que faz parte da equipe de estudiosos da Universidade de Pretoria que investiga o local e já registrou quatro casos de abuso entre as espécies. “Não há definitivamente nada de engraçado nisso”, completou Nico de Bruyn, também membro da equipe.

Em três dos ataques, as focas deixaram que o pinguim fosse embora; porém, em uma das ocasiões, o mamífero matou e comeu a ave depois de obrigá-la a ter uma relação sexual. As focas são sempre do sexo masculino, mas não se tem certeza sobre o sexo dos pinguins.

Os cientistas já cogitaram que esse comportamento pode fazer parte das características predatórias das focas, mas não existe uma certeza sobre os motivos que as levam a praticar o abuso. Uma das hipóteses é que os machos tenham dificuldades para reconhecer as fêmeas de sua espécie.

Fonte: Mega Curioso (Via Globo e MailOnline)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Addthis