12 alimentos que jamais deveriam estar no seu cardápio diário

Alguns alimentos, apesar de muito saborosos, devem ficar fora do cardápio de quem deseja manter uma alimentação saudável e principalmente de quem almeja perder uns quilos extras.

O consumo de alimentos ricos em sódio, por exemplo, desequilibra o organismo e causa problemas como aumento da pressão sanguínea, retenção de líquidos e alterações cardíacas. O consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura saturada também é prejudicial à saúde.

Alimentos que engordam e fazem mal para a saúde 
Veja quais alimentos não devem estar no cardápio diário de quem quer garantir o pleno funcionamento do organismo e manter a boa forma:

Sucos e refrescos em pó: segundo a nutricionista Silvia Lancellotti, os sucos e refrescos em pó não devem fazer parte do cardápio porque são ricos em açúcar ou adoçantes artificiais, corantes e não possui praticamente nada de fruta.

Bolacha recheada: ricas em gorduras saturadas e trans, as bolachas recheadas causam o aumento do colesterol ruim e atrapalham muito a perda de peso.

Embutidos: práticas opções de petiscos, os embutidos também devem ser evitados ao máximo. Segundo a nutricionista Dra. Vivian Goldberger, eles são ricos em gorduras saturadas e sódio, além de possuírem alto valor calórico. Salame, presunto, mortadela e salsicha estão na lista de embutidos.

Pão branco: o pão francês, representante principal dos pães confeccionados com farinha branca, também deve ficar de fora da alimentação. “É rico em açúcar refinado, conservantes e sal, o que prejudica o funcionamento do metabolismo e favorece o acúmulo de gorduras”, explica Vivian.

Salgadinho de milho: guloseima favorita das crianças para a hora do lanche, os salgadinhos de milho também engordam e fazem mal para a saúde. Ricos em sódio e outros ingredientes químicos é um alimento sem valor nutricional.

Molhos prontos para salada: a salada é um prato saudável e grande aliado do emagrecimento. Contudo, combiná-la com molhos prontos é um grande perigo. A nutricionista Vivan explica que esses produtos são calóricos e ricos em sódio, que causa o aumento da pressão arterial.

Refrigerante: unanimidade entre os nutricionistas quando o assunto é alimentos prejudiciais, o refrigerante não contém qualquer tipo de valor nutricional, são altamente calóricos e possuem elevada quantidade de açúcares e conservantes.

Enlatados: práticos, os enlatados também são vilões da dieta e da saúde. De acordo com Silvia, eles são ricos em sódio, pobres em nutrientes e possuem alto teor de aditivos, como conservantes e corantes, que favorecem o sobrepeso e o surgimento de doenças, como hipertensão.

Macarrão instantâneo: além de calórico o macarrão instantâneo, segundo Cintina, é rico em gorduras, o que favorece o aumento do colesterol e o surgimento de problemas cardíacos. O tempero pronto usado no preparo do alimento também é prejudicial porque é rico em sódio.

Frituras em geral: bolinha de queijo, batata frita e outros alimentos fritos também são nocivos à saúde e não devem ser consumidos. Segundo a nutricionista Cinthia Azeredo, submetido a altas temperaturas e ao óleo, o alimento frito passa a ter um valor calórico altíssimo e alto teor de gordura.

Bebida alcoólica: segundo Vivan, embora não pareça, o álcool é um enorme inimigo de qualquer plano de emagrecimento e de um plano de vida saudável. “Cervejas e drinques possuem alto valor calórico e são bebidas campeãs em abrandar o sistema metabólico”, afirma ela. Além disso, a bebida alcoólica é uma grande inimiga de quem deseja ter barriga chapada.

Alimentos congelados: como eles “quebram o galho” quando a fome bate e o tempo é curto, os alimentos congelados não saem da rotina das pessoas. Contudo, eles também estão na lista dos alimentos riquíssimos em sódio e conservantes.

Fonte: iTodas



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis