Crato (CE): Secretaria de Meio Ambiente participa de seminário de renovação da comissão gestora da fonte Batateira

Aconteceu na manhã desta terça-feira (18), nas dependências do balneário Oásis do Pé de Serra em Crato, o seminário de renovação da comissão gestora da fonte Batateira, que foi a primeira comissão de águas subterrâneas do Brasil e já está em exercício a cinco anos.

A atual comissão será formada por 13 membros, dos segmentos usuários, sociedade civil e poderes públicos municipal, estadual e federal.

O seminário iniciou com uma apresentação do agrônomo Alberto Medeiros de Brito, da COGERH – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado Ceará, secretaria executiva do CSBH Salgado, sobre a importância da água, e a política de gestão dos recursos hídricos no Ceará, salientando a importância da participação popular neste processo.

A comissão já tem como desafio a gestão daquela que é a maior fonte do estado, onde nasce o rio Salgado, e que atualmente abastece grande parte da população da cidade do Crato, bem como,  atende os múltiplos usos, como lazer, turismo, irrigação, dessendentação animal e indústria, bem como o abastecimento de comunidades difusas através de carros pipa.

Outro ponto importante a ser trabalhado pela comissão é a segurança no local, pois a mesma está localizada na APA Araripe e é ponto de visitação não somente de turistas.

Participaram da reunião os técnicos da COGERH: Alberto Brito e Maria Das Dores, e Sr. Paulo Klecius Botelho de Oliveira da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato.

A comissão ficou com a seguinte composição:

USUÁRIOS
- Luis Carlos Pinheiro – IRRIGAÇÃO
- Raimundo Nonato Sampaio - IRRIGAÇÃO
- Egberto Elson Moreira - IRRIGAÇÃO
- Douglas Ulisses Peixoto - IRRIGAÇÃO
- Associação dos moradores dos sítios Bebida Nova e Coruja – ABASTECIMENTO HUMANO
- SAAEC – Sociedade Autônoma de Águas e Esgotos do Crato - ABASTECIMENTO HUMANO
- Wilson Gonçalves Belém - ABASTECIMENTO HUMANO

SOCIEDADE CIVIL
- AQUASIS
- SINTRAF – Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Crato

PODER PÚBLICO
- Prefeitura Municipal do Crato – Secretaria Municipal do Meio Ambiente
- Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio

CSBH SALGADO
02 Membros a serem escolhidos na 44ª Reunião Ordinária

Assessoria de Imprensa/PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis