Alimentos que têm mais sódio: 10 piores opções para uma dieta saudável


Um acordo entre o Ministério da Saúde e a Associação das Indústrias da Alimentação (ABIA), divulgado no último dia 12 pelo ministro da saúde Ademar Arthur Chioro, prevê a redução do sódio em alimentos industrializados. As conclusões indicam que as indústrias alimentícias, em um ano, reduziram 1.295 toneladas de sódio em três tipos de alimentos: pão de forma, bisnaguinhas e macarrão instantâneo. A previsão é que a retirada deste item, que começou em 2011, alcance mais de 1,8 mil toneladas até o fim deste ano. Até 2020, é esperado que mais de 28 mil toneladas de sódio estejam fora das prateleiras.

Segundo a pesquisa Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), o brasileiro tem percepção equivocada a respeito da quantidade de sal que deve consumir diariamente. Segundo os achados, 48% dos brasileiros avaliam seu nível de consumo diário de sódio como sendo médio. No entanto, estima-se que o consumo médio seja de quase 12 gramas por dia no país. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que sejam consumidas no máximo de 5 gramas de sal e menos de 2 gramas de sódio por dia.

O excesso de sódio é um dos grandes responsáveis pelo surgimento de doenças como hipertensão, insuficiência renal e infarto. Grande parte dos alimentos do dia a dia possui essa substância que, muitas vezes, passa despercebida. Veja a seguir a lista dos alimentos que têm mais sal e evite as bombas de sódio.

Alimentos que mais têm sódio:

1- Atum light enlatado em água: o alimento apresenta 382 mg de sódio a cada 113 gramas.

2- Molho de soja: cada colher de sopa de shoyu possui 297 mg de sódio.

3- Queijo cottage 1% de gordura: apesar de pouco gorduroso, 115 gramas desse tipo de queijo têm 459 mg de sódio.

4- Presunto: três fatias possuem aproximadamente 700 mg de sódio.

5- Queijo muçarela sem gordura: apesar de ser considerada light, ela possui 840 mg de sódio por porção.

6- Pizza congelada: pouco mais da metade da embalagem possui 2.103 mg de sódio.

7- Pizza: Um pedaço, dependendo do sabor, equivale à 500 mg de sódio.

8- Peito de frango: 115 mg de peito de frango sem osso e sem pele podem conter de 40 a 330 mg de sódio, dependendo da quantidade de água salgada inserida no alimento para torna-lo mais suculento e saboroso.

9- Cereal matinal: alimentos doces também podem ter sódio, o cereal de aveia Quaker, por exemplo, tem 260 mg de sódio por porção.

10- Molhos prontos: uma porção de molho de tomate pronto pode conter mais de 400 mg de sódio.

Fonte: Bolsa de Mulher



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis