Observatório mapeará a cultura

Uma nova dimensão da cultura, em seus aspectos diversificados e num contexto ampliado, poderá ser proporcionada por meio do universo de dados a serem lançados de forma periódica na região do Cariri. Esse trabalho será desenvolvido por meio do "Observatório de Políticas Culturais". O projeto é uma parceria entre a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e o Sesc, a partir da Mostra Cariri de Culturas, realizada na região há 16 anos.

Há mais de um ano que o Observatório vinha sendo discutido e começou a ser desenvolvida a proposta, com a busca "in loco" dos dados, resgatando os personagens da cultura popular, mestres dos reisados, bandas cabaçais e todas as manifestações existentes.

O vice-reitor da UFCA, Ricardo Ness, destacou a evidência cultural do Cariri e sua riqueza e o papel da universidade, que tem buscado atuar de forma mais presente diante dessa realidade. Na universidade, foi criada uma das únicas pró-reitorias de universidades do Nordeste com foco direcionado à cultura. Nesse aspecto, ressaltou os projetos que vêm sendo desenvolvidos na universidade, levando-se em conta essa diversidade cultural existente no sul do Estado.

O Observatório de Práticas Culturais tem como objetivo realizar mapeamentos e diagnósticos sobre os impactos culturais no Cariri. Com isso, a ideia é que esses levantamentos possam resultar em publicações periódicas. As análises vão servir de base para pesquisas e estudos, que vão nortear a construção de políticas públicas culturais, além do auxílio na medição do crescimento econômico da região por meio da cultura, conforme a concepção de trabalho do grupo.

A apresentação do projeto foi realizada pelo pró-reitor de Cultura da UFCA, Ivânio Azevedo. Ele ressaltou os critérios necessários para o desempenho das atividades dentro do projeto e os métodos a serem aplicados em busca dos diagnósticos. O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), Luiz Gastão Bittencourt, destacou eventos como a Reinvenção do Nordeste, realizado durante três anos durante a mostra Sesc, utilizados como forma de promover os debates e estudos sobre as manifestações culturais evidenciadas na Região do Cariri.

Implementação
Ele ressaltou a importância da manutenção da cultura, dos seus mestres e do acervo existente. "Pensamos na forma de semear essa cultura e manter a sua identidade, na união do saber com o fazer", diz ele. Ainda destacou a parceria com a universidade, como forma de implementar um processo de interação com a sociedade, com ações comunitárias. "Vamos poder documentar todos os patrimônios material e imaterial do Cariri, identificados pela Mostra Sesc Cariri de Culturas, por exemplo", pontuou.

O vice-reitor destacou a sua satisfação em poder acompanhar esse processo, com uma via de mão dupla que fortaleceu o encaminhamento de propostas, e disse que há um espaço grande a se percorrer. "Ficamos felizes com essa possibilidade de poder abrir esse espaço que temos pela frente de promover a cultura", observou. Ele disse que o observatório irá auxiliar na sistematização dos dados, o que irá facilitar muitas pesquisas na área de mestrado e doutorado. "Acho que esse lançamento fecha um ano de parceria de uma forma interessante e promissora para as instituições", frisa.

O pró-reitor Ivânio Azevedo salientou que o engajamento para o desenvolvimento do projeto tem sido fundamental para o seu desempenho que foi feito até agora. Segundo ele, o Observatório tem a finalidade, inclusive, de fortalecer a pesquisa, seja acadêmica ou não, com discussão de políticas culturais e tudo que está correlacionado.

Outro aspecto está relacionado ao aprofundamento da economia da cultura do Cariri, com a estudo de indicadores. Neste ano já vem sendo desenvolvida a pesquisa de público sobre a mostra. O trabalho envolve professores, técnicos e bolsistas.

Políticas
Outro ponto favorável estará voltado para qualificação das políticas culturais dentro das instituições, além de construir um corpo de pesquisadores especializados e produtos culturais do Cariri, tornando-se referência nacional e internacional no tema. "As pessoas que pensam cultura e a fazem, que conhecem essa assinatura que o Cariri possui, só de ouvir falar, vão ter que vir aqui", afirmou.

A estrutura de gestão do Observatório terá um conselho consultivo com sete representantes de instituições, incluindo a universidade, Sesc e Fundação Joaquim Nabuco, sociedade civil, pesquisador convidado e o conselho. A presidência do conselho será alternada.

A diretora regional do Sesc, Regina Leitão, ressaltou a participação da universidade, com o observatório de políticas culturais, destacando o pensar, incluindo também a parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, que é a parte teórica do pensar. "Conclamamos outras instituições que queiram participar deste Observatório", conclama.

Um dos compromissos firmados pelas entidades parceiras é a publicação trimestral de um boletim com os dados coletados, informações e análises. Também terá uma web rádio, que irá ser um canal de informação e interação com a comunidade e um manual.

Missão
"O Observatório nasce com a missão de ser a grande autoridade em termos de indicadores e reflexão desses dados sobre a cultura do Cariri", diz o pró-reitor. Ivânio realizou a apresentação do bureau, que terá uma relação direta com os atores culturais, auxiliando no fazer.

Terá a finalidade de fomentar a economia do Cariri por meio da cultura, além de qualificar os profissionais que geram renda e também auxiliar na captação de recursos e oportunidades de negócios no campo da cultura. Esse será um dos projetos com uma relação mais direta aos atores culturais.

Mais informações
SESC
Unidade Juazeiro do Norte (Interior)
Rua da Matriz, 227 - Centro
Telefone: (88) 3512 -3355

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis