Consultores revelam 5 truques que lojas usam para seduzir cliente no Natal

Falta pouco mais de um mês para o Natal, e a corrida pelas vendas já começou. Na busca para fisgar o maior número de consumidores, muitas lojas adotam truques simples e atrativos. Algumas soluções nem representam custo para o lojista, apenas trabalham com estratégia e sedução do cliente.

Consultores ouvidos pelo UOL disseram que deixar o preço sempre à mostra, destacar os produtos na loja e oferecer pacotes com itens diversificados são ações acessíveis e eficientes para atrair vendas. O momento é o ideal para os empreendedores. Segundo a Associação Comercial de São Paulo, o Natal é responsável por cerca de 15% do movimento médio anual do varejo.

"Dependendo da atividade, o faturamento do empresário pode até mesmo dobrar na época de Natal", afirma Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa de São Paulo).

Uma estratégia usada nesta época para vender mais é conhecer o histórico de vendas, segundo Caetano. Os comerciantes descobrem quais produtos destacar na prateleira ao rever o registro de vendas de anos anteriores. Isso mostra quais foram os artigos mais procurados, o que encalhou, quais foram os horários de pico e se houve problemas com trocas de mercadorias.

Carlos Cruz, diretor do IBVendas (Instituto Brasileiro de Vendas), diz que é importante ter uma equipe bem orientada para identificar as necessidades do cliente. "Nesta época, o consumidor está predisposto a comprar. Ao descobrir quantas pessoas ele precisa presentear, por exemplo, o vendedor pode oferecer várias opções e vender mais de um produto."

Fazer campanhas específicas para o Natal, inserindo a data na comunicação da empresa no site e nas redes sociais, também ajuda a atrair mais clientes, segundo Cruz. "Produtos específicos de Natal ou Ano-Novo também merecem destaque na loja, até para não encalharem após a data", diz.

Veja abaixo cinco truques que as lojas usam para impulsionar as vendas de fim de ano.

1- Produtos em destaque
Em geral, os produtos ficam ao alcance ao consumidor. Itens exclusivos para a data recebem destaque para não encalhar, pois mercadorias bem sinalizadas vendem mais rápido. Ao analisar o histórico de vendas em anos anteriores, o lojista pode saber o que vende mais e o que encalha.

2- Cliente paparicado
Ouvir o cliente com cuidado, identificar suas necessidades e oferecer opções são estratégias de bons vendedores. Assim, em vez de vender um produto só, é possível vender mais. Neste caso, uma equipe bem treinada e atendimento padronizado fazem a diferença.

3- Preço em evidência
Nem todas as lojas fazem isso, mas destacar todos os valores que fazem parte da compra, as condições de pagamento e as de troca, se houver, evita perda de tempo com consultas a vendedores e permite que o cliente avalie se está de acordo com as suas possibilidades de gasto.

4- Campanhas para o período nas redes sociais
Incluir o Natal na comunicação da empresa no site e nas redes sociais faz com que o cliente associe a loja ao período e lembre dela na hora de comprar presentes. O envio de e-mails para clientes cadastrados também ajuda a aumentar o fluxo de pessoas no ponto de venda.

5- Pacotes com itens diversificados
Pacotes que combinam vários produtos, por faixa etária e sexo, ou a oferta de itens complementares ao que está sendo comprado são formas de aumentar o gasto médio e desencalhar itens.

Fonte: UOL



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