Juazeiro do Norte (CE): Três candidatos concorrem à Prefeitura

O terceiro maior colégio eleitoral do Estado do Ceará terá 165.540 votantes hoje. Um esquema de segurança com reforço sai às ruas do município, para garantir um processo eleitoral tranquilo. Serão três candidatos a prefeito e mais 239 vereadores votados hoje, para escolha dos representantes do Executivo e do Legislativo nos próximos quatro anos. A expectativa, segundo o Fórum da Justiça Eleitoral da cidade, onde funcionam duas zonas eleitorais, a 28ª e a 119ª, é que a apuração das 453 urnas comece a partir das 17h15. Caso não haja problemas técnicos, por volta das 19 horas a população saberá quem é o novo prefeito da "terra do Padre Cícero".

As últimas ações de campanha foram realizadas ontem. Os comitês de campanha promoveram carreatas e passeatas durante a semana e nos dois últimos dias que antecederam o pleito. Eleitores foram em busca de materiais de campanha para participação nos eventos de finalização da corrida eleitoral.

Na última quinta-feira, foi realizado o primeiro debate televisivo com os candidatos a prefeito de Juazeiro do Norte, por meio da TV Verdes Mares Cariri.

O médico Raimundo Macedo (PMDB), de 69 anos, que já passou pelos cargos de vice-prefeito de Juazeiro, deputado estadual (quatro gestões), prefeito, atualmente deputado federal, concorre ao Executivo municipal com o também médico, Manoel Santana (PT), 51 anos, um dos fundadores do partido na cidade, desde 1983, que passou pelo cargo de vereador. Ele concorre à reeleição. O proprietário do Jornal Folha da Manhã, de Juazeiro, Demontieux Fernandes (PSOL), 55 anos, disputa pela primeira vez o cargo.

Os candidatos tiveram a oportunidade de expor os seus principais projetos e debater entre eles, durante três blocos. Foram 50 minutos expondo temas sorteados, com perguntas, réplicas e tréplicas dos candidatos. Os prefeituráveis expuseram principais propostas nas áreas de transporte, habitação, saúde, ordenamento urbano, segurança, emprego, pavimentação e outros.

A chefe de cartório da 28ª zona eleitoral da cidade, Patrícia Vieira, fez um balanço do período de campanha e afirma que não ocorreram maiores incidentes, a não ser os casos das propagandas irregulares, ocorrências mais comuns. As urnas começaram a ser testadas a partir das 8 horas de ontem, e encaminhadas aos locais de votação.

Ficaram reservadas 49 urnas de contingência, também testadas. A 28ª Zona Eleitoral conta com a maior parte dos eleitores de Juazeiro. São 83.379 pessoas aptas a votar. Na 119ª são 82.161. O local de maior quantidade de votantes é o Ginásio São Francisco. São quase 7 mil eleitores para as 18 seções no local.

Estarão à serviço da Justiça Eleitoral, durante o pleito, mais de três mil mesários, delegados e auxiliares, além dos fiscais, distribuídos em 88 locais de votação na sede, distritos e sítios. O contingente policial contará com 169 homens e um reforço de mais 30. A juíza da 28ª Zona Eleitoral, Maria Nadir Araújo Papaléo, recomenda que os eleitores prestem atenção às recomendações de como se portar neste domingo, principalmente ao não uso de camisas com propagandas políticas nos locais de votação, panfletagens.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis