Crato (CE): Ronaldo vence a disputa

Neste município, o candidato Ronaldo Gomes de Matos (Ronaldo da Cerâmica), do PMDB, foi eleito com 39.285 (59,87%) votos. O segundo colocado foi o candidato Cícero França (PV), com 14.635 (22,30%). Em seu discurso de agradecimento, Ronaldo falou sobre o aproveitamento da campanha e dos planos que tem para a cidade.

"Foram dias tensos, mas também proveitosos, aprendemos a tratar bem todas as pessoas. Agora, iremos cumprir os nossos compromissos de palanques. Quero dizer que nossa administração será pautada pela transparência e seriedade. Iremos concluir e realizar todos os trabalhos e projetos", afirmou.

A eleição foi tranquila. Pela manhã, os quatro candidatos foram a seus locais de votação. Durante o período eleitoral, nenhum flagrante de crimes foi registrado. Nas seções, os eleitores que compareceram não tiveram dificuldades em votar. A média de tempo gasto por cada pessoa ficou entre 40 segundos. As únicas reclamações estiveram relacionadas ao calor e à falta de acessibilidade nos prédios.

No principal colégio eleitoral da cidade, a EEFM Polivalente Governador Adalto Bezerra, responsável por dez seções, onde votam aproximadamente quatro mil pessoas, o fluxo de eleitores foi maior até o meio, mas sem tumultos.

Visitas
Ontem, o juiz eleitoral da 21ª zona, Francisco José Mazza Siqueira, visitou diversos locais de votação no Centro e distritos. Nesta eleição, as urnas eletrônicas funcionaram normalmente. Entretanto, houve abstenção de 16,82% dos eleitores.

De acordo com as demandas da população, nas áreas mais movimentadas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) solicitou ao Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) que as ruas fossem fechadas, mas houve engarrafamentos. Quanto às regras da eleição, o órgão realizou campanhas de conscientização sobre o respeito à legislação, a isso foi atribuído aos baixos índices de ocorrências policiais. Até as 17 horas, apenas um candidato a vereador foi preso sobre a acusação de transportar eleitores.

Já em Barbalha, o prefeito José Leite (PT) foi reeleito, com 17.079 votos (53,89% do sufrágios válidos). Em segundo lugar ficou o candidato Argemiro Sampaio (PPS), com 14.269 votos (45,03%). As abstenções ficaram em 15,88% dos eleitores, representando 6.446 votantes.

Denúncias de compra de votos, boca de urna, propagandas irregulares, distribuição de brindes, como camisas e bonés, e a aglomeração de eleitores utilizando vestuário padronizado, além do recolhimento de material de campanha caracterizaram a eleição. O juiz eleitoral da 31ª zona, Péricles Victor Galvão de Oliveira, passou o dia atendendo as ocorrências. Porém, apenas uma pessoa foi presa. Na cidade, uma urna eleitoral apresentou problemas técnicos. Estava instalada no maior colégio eleitoral da cidade.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis