Eduardo Campos defende aliança com o PT e com o PSDB

O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, disse ontem que considera "estupidez" de "muita gente do PSDB" querer negar o papel que o ex-presidente Lula teve no país. Ele não citou nomes.

Cotado para a sucessão presidencial, Campos havia elogiado um dia antes o antecessor do petista, o tucano Fernando Henrique Cardoso. Disse que FHC "deixou um legado que foi importante para o Brasil, inclusive para o êxito do governo Lula".

Em entrevista à rádio "Jornal", em Recife, o líder socialista defendeu a aliança com o PT no plano nacional e com o PSDB em diversos Estados. Ele classificou a polarização entre petistas e tucanos como "uma coisa muito mais da rinha política de São Paulo do que da realidade brasileira". "Quer dizer que você pode ter a aliança do PT com o Paulo Maluf em São Paulo, e eu não posso aqui apoiar o candidato do PSDB Elias Gomes em Jaboatão?", questionou. "Por que alguém vai ficar achando ruim?", disse ele, ainda sem citar qualquer nome.

Campos, que antes do processo eleitoral dizia apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff, agora prefere afirmar que sua decisão sobre a sucessão será tomada "no momento certo".

"Nenhum partido consegue resolver 2014 agora", disse ele, deixando claro que quer tempo para costurar sua estratégia. "Mais importante que saber perder é saber ganhar. A gente tem que ter muita capacidade política quando ganha", afirmou.

O PSB foi o partido que obteve o melhor resultado proporcional até o primeiro turno da eleição, com evolução de 41% no número de prefeitos eleitos em relação a 2008.

Na entrevista, o governador revelou que o candidato do PT em São Paulo, Fernando Haddad, telefonou para "trocar ideias". O socialista disse que está disponível para gravar depoimentos e participar da campanha de Haddad. Afirmou que não há possibilidade de mudar a posição dos filiados em relação ao apoio do ex-governador Paulo Maluf ao petista.

"A opção em relação àquela aliança nós já declaramos em um momento e não queremos criar mais problemas para uma campanha que já teve muitos", disse. "Falei com a Luiza Erundina ontem e ela está completamente integrada", afirmou. "Fernando Haddad é a melhor opção para São Paulo, neste momento", finalizou. Erundina seria a vice de Haddad, mas desistiu após a aliança com Maluf.

Aliança
O ex-presidente Lula esteve na casa do vice-presidente Michel Temer para fechar o apoio do PMDB a Haddad. O encontro teve a participação de Haddad e do candidato derrotado Gabriel Chalita (PMDB). Além da participação de uma possível administração petista, o PMDB pediu incorporação de cinco pontos do programa de Chalita ao plano de governo petista. O acordo será oficialmente fechado hoje.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis